Especializado em design e branding de vinhos, bebidas espirituosas, azeites, cervejas e produtos gourmet, o Atelier Rita Rivotti, com sede em Lisboa, assina agora o rebranding dos vinhos da Sociedade Agrícola de Pias.

A agência especializa-se na construção de narrativas visuais, após um trabalho de proximidade realizado com os clientes. A história da família Margaça, fundadora da Sociedade Agrícola de Pias, localizada em Serpa, no extremo oriental do Alentejo, não foi excepção.

A pequena freguesia de Pias tornou-se um fenómeno do vinho português. Os camponeses ocuparam as terras em 1976, por conta do PREC – Processo Revolucionário em Curso e da Lei da Reforma Agrária, na ressaca da Revolução de Abril. Foram muitos os visitantes à zona, com bandeiras da revolução, que regressavam depois às suas terras e levavam o vinho que provavam e davam a provar.

Atualmente a história repete-se, com a apropriação industrial da marca Pias, gerando falsificações e cópias. Para Rita Rivotti, “este foi o principal desafio com o projeto. Foi necessário fazer um rigoroso diagnóstico ao mercado, estudar as prateleiras e as marcas que ostentam Pias no rótulo, sem qualquer legitimidade e sem qualquer proibição pelos organismos oficiais, confundindo o consumidor. O processo criativo passou por criar um movimento revolucionário, desta vez pelo reconhecimento, autenticidade e reposição da verdade do verdadeiro vinho de Pias, que tem dono - a família Margaça.

 Rita Rivotti fez o rebranding da marca “Pias” e houve também a criação de uma nova marca, direcionada para o segmento premium, a “Família Margaça”.

“A Pias o que é, e sempre foi, de Pias! Este vinho tem dono, a Sociedade Agrícola de Pias, da família Margaça, desde 1973. Este vinho é alentejano, produzido em Pias, no concelho de Serpa. É nosso, é português. Contra as falsificações, cópias e apropriações, marchar, marchar! Faz-se a luta pelas palavras: a honrar Pias como uma legítima origem alentejana desde 1973. Faz-se a luta pelo design: com a identidade com que surgiu no mercado. Faz-se pela verdade: esta é uma autêntica marca de Pias”, diz Rita Rivotti.

O Atelier desenvolveu os rótulos e os logótipos sob o mote “A Honrar Pias como uma legítima origem alentejana, desde 1973”, para alertar o consumidor para a autenticidade das suas compras.