O primeiro vinho sem álcool foi lançado pela José Maria da Fonseca em 2009. Agora, a empresa, com sede em Azeitão, lança a gama O%riginal.

A novidade é uma gama completa de vinho sem álcool disponível em tinto, branco e rosé. Depois de colhidas as uvas e ser feita a prensa e fermentação na adega, o vinho passa por um processo físico de desalcoolização, com recurso a uma coluna chamada de “spinning cone”. O processo remove o álcool através de uma destilação em vácuo, a baixa temperatura, mantendo os aromas e sabores naturais das castas utilizadas.

O O%riginal Tinto é produzido a partir da casta Syrah e mantém os aromas e paladar próprios do vinho: suave, com aromas a ameixa, cereja preta e mirtilos. Produzido a partir da casta Moscatel, o O%riginal Branco apresenta os aromas cítricos e florais tão típicos desta casta. Já o O%riginal Rosé, produzido também a partir da casta Syrah, é de tonalidade viva e aroma a framboesas e morangos. Este vinho deve ser bebido bem fresco, à semelhança do tinto e do branco. Todos os vinhos estão disponíveis no mercado nacional por um PVP recomendado de 4,99€.