Começa hoje a Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã, que decorre até 24 de novembro, para promover aquela que é uma das três melhores aguardentes a nível mundial.

A Aguardente DOC Lourinhã volta a ser o elemento de destaque nos pratos criados especialmente para o evento, que podem ser encontrados em 13 restaurantes aderentes do município da vila da sub-região do Oeste.

Creme de marisco, Empadas de Frango ou Mexilhão, Camarões picantes com Caril, Vieiras braseadas com espuma de Citrinos ou Gambas Flamejadas, Lombinhos de Porco com molho de manga e aguardente DOC Lourinhã, Telha de Polvo com aguardente DOC Lourinhã, Costeletas de Borrego com puré de beterraba e molho de Aguardente DOC Lourinhã, passando pelos Choquinhos fritos com Aguardente DOC Lourinhã, são apenas algumas das sugestões.

Nas sobremesas há o Pudim de Abóbora com Aguardente DOC Lourinhã, o Cheesecake Aguardente DOC Lourinhã, a Mousse de Chocolate regada com Aguardente DOC Lourinhã, a Maçã Assada com Aguardente DOC Lourinhã e ainda o Petit Gâteau com Aguardente DOC Lourinhã, frutos do bosque e avelã.

“É sempre um motivo de grande orgulho para a região, sermos produtores de uma das aguardentes mais apreciadas no mundo e constituirmo-nos como uma das três regiões demarcadas de aguardente vínica mundiais. Assim, iniciativas como a Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã, são uma ótima maneira de divulgar aquilo que a nossa região tem de melhor, contando, por isso, com o apoio da autarquia.”, refere João Serra, Vereador da Câmara Municipal da Lourinhã com o pelouro do Turismo e Competitividade.

Aguardente DOC Lourinha 

A edição deste ano da Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã contará com a participação dos seguintes restaurantes: 100 Pratus, Barracão do Petisco, Carlos dos Leitões, Castelo, Chico Neto, Jardim Cervejaria, Os Severianos, Pão de Ló, Paraíso do Foz, Pizzaria da Praia, Pizza & Companhia,Vestigium e Vista Mar by Noiva do Mar.

Vai realizar-se também uma visita à Adega Cooperativa da Lourinhã, onde se realizarão provas de aguardente e degustação de produtos com Aguardente DOC Lourinhã, no dia 16 de novembro, a partir das 15h30, mediante inscrição (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. / 261422107).

No dia 23 novembro, pelas 16h00, no Espaço Sabores Lourinhã, decorrerá uma demonstração de técnicas de confeção de doçaria com Aguardente DOC Lourinhã, seguida de degustação (também mediante inscrição prévia).

No dia 24 do próximo mês, os visitantes poderão, também, participar no Trilho da Aguardente DOC Lourinhã.

 Esta é uma iniciativa dinamizada pela Câmara Municipal da Lourinhã em parceria com os produtores Adega Cooperativa da Lourinhã e Quinta do Rol.