Sérgio Ávila e David Antunes

 A Semana dos Açores, na Makro, está a decorrer até ao dia 23 de setembro. Ontem, sexta-feira, a empresa grossista recebeu o vice-presidente do Governo Regional dos Açores, Sérgio Ávila, através da SDEA - Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores. O evento, integrado nas comemorações do 28.º aniversário da empresa, contou também com um showcooking do Chef Joe Best, para dar destaque às iguarias da região autónoma.


A iniciativa da Makro pretende realçar a importância da marca Açores no continente, destacando o valor natural dos produtos, a sustentabilidade e os métodos de fabrico genuínos. Para promover produtos como o peixe fresco, a gama Açores Novilho/Vitelão IGP, leites, manteigas, queijos, conservas e biscoitos, a Makro recorreu a Photowalls e outros destaques em loja.

Marisa Toste, administradora da SDEA; Sérgio Ávila, vice-presidente do Governo Regional; Isabel Caeiro, do Departamento de Marketing da Makro; David Antunes, CEO da Makro Portugal

“É com muito prazer que vos recebo aqui na loja. No âmbito dos 28 anos da Makro em Portugal, estamos a celebrar a semana dos Açores. Este evento simboliza o esforço e dedicação da equipa da Makro tem para trazer produtos locais e regionais, de maior qualidade e propor mais variedade aos nossos clientes” David Antunes, CEO da Makro Portugal
 
A marca Açores, criada em 2015, é “uma marca assumida, pelos consumidores, como uma referência de certificação pela natureza”, explica Sérgio Ávila. O vice-presidente explica que, depois da criação da marca, o esforço foi no sentido de levá-la ao mundo e promover os negócios dos produtores regionais, sempre com uma grande preocupação na certificação e na qualidade.
 
Peixe proveniente dos Açores
 
“Posso dizer que, no último ano, todas as empresas com produtos com marca Açores registaram, na globalidade, um crescimento de vendas de 18%, o que é um bom sinal da valorização pelo consumidor e dos resultados da parceria que temos feito com as empresas distribuidoras para que os produtos dos Açores sejam cada vez mais conhecidos”. Sérgio Ávila, vice-presidente do Governo Regional dos Açores
 
O Governo dos Açores assume a construção da Marca Açores como um dos pilares da promoção interna e externa da região. A identificação do arquipélago como uma marca de qualidade ligada à natureza tem sido fulcral para uma estratégia bem-sucedida de expansão para fidelizar outros mercados.
 
Luís Martins, da Makro, leva Sérgio Ávila numa visita guiada

Depois de uma visita guiada à loja, em que houve oportunidade para conhecer os produtos regionais disponíveis na Makro, foi altura para apreciar o showcooking do Chef Joe Best, conhecido pela sua ligação aos Açores e respetivos produtos.
 
O chef Joe Best faz um showcooking com produtos da região

Joe Best vai estar novamente na Makro, mas desta vez em Gaia, a 28 de setembro, pelas 16h00, para outro showcooking.
 
Iguaria preparada por Joe Best