A 2 e 3 de outubro, as aldeias de Penha Garcia e de Idanha-a-Velha acolhem mais uma edição do Arrebita Idanha Bio, festival que se centra na sustentabilidade e na biodiversidade, convidando alguns dos melhores chefs nacionais a trabalharem os produtos da região.

Aproveitando a proximidade do feriado de 5 de outubro, serão mais de 30 os chefs que irão cozinhar num recinto natural ao ar livre. O cartaz ainda não está totalmente fechado, mas conta já com nomes como Ricardo Costa (The Yeatman, V. N. Gaia, 2* Michelin), Vincent Farges (Epur, Lisboa, 1* Michelin), Pedro Lemos (Pedro Lemos, Porto, 1* Michelin), Pedro Almeida (Midori, Sintra, 1* Michelin), Angélica Salvador (InDiferente, Porto) e Tiago Bonito (Largo do Paço, Amarante, 1* Michelin).

Diogo Amorim (Gleba, Lisboa), Pedro Braga (Mito, Porto), Marcella Ghirelli (Comida Independente, Lisboa), Francesco Ogliari e Marisa Tiago (Tua Madre, Évora), Natalie Castro e Joana Costa (Isco, Lisboa), Maria de Sousa (Casa da Velha Fonte na Casa da Amoreira, Idanha-a-Velha), Luís Gaspar (Sala de Corte, Lisboa), Hugo Brito (Boi-Cavalo, Lisboa) e Joaquim Saragga Leal (Taberna Sal Grosso, Lisboa) são outros dos nomes que também marcarão presença.

A 2 de outubro, sábado, é nas ruas e ruínas de Idanha-a-Velha, uma das 12 Aldeias Históricas de Portugal, que decorre toda a ação, incluindo um Mercado de Produtores.  No dia seguinte é a vez de Penha Garcia deslumbrar os visitantes com os seus moinhos de rodízio, onde os chefs irão cozinhar pratos inspirados nas tradições da região.

Com entrada gratuita e pratos com preço fixo de 6 €, o festival decorre entre as 12h e as 21h no sábado (Idanha-a-Velha) e entre as 12h e as 18h no domingo (Penha Garcia). Mais informações estão disponíveis em www.arrebitaportugal.pt