O chef Filipe Ramalho, até agora responsável pelo Restaurante Basilii do Torre de Palma Wine Hotel em Monforte, vai iniciar um projeto na Vila de Alter do Chão, o restaurante Páteo Real.

 “É o reforço do meu compromisso para com o Alentejo e tudo o que o rodeia! O Páteo Real é um restaurante com 25 anos de história e que entra agora numa nova fase da sua já longa vida. O senhor Arlindo e a Dona Luísa sentiram que já tinham levado este projeto até onde a idade o permitia, mas era o seu desejo deixar a sua casa a alguém que respeitasse e continuasse a sua história. Estou muito feliz por me considerarem a pessoa certa para isso”, explica Filipe Ramalho.

De momento decorrem as renovações e a abertura do espaço está prevista para maio. Nessa altura, o Receituário Tradicional Alentejano, servido pelos produtores da região com o respeito pela sazonalidade, vai compor a carta. O espaço terá ainda uma Mesa do Chef, que ficará em frente ao balcão da cozinha onde Filipe Ramalho trabalha.  

Apesar da mudança, alguns pratos emblemáticos que criou vão fazer parte do novo projeto, como é o caso do “Arroz Doce” ou a “Tarte de Farinheira de Castanha e Pera Bêbeda”, sendo que este resultou de uma parceria do Chef com a Salsicharia Canense na criação de um produto diferenciador com matriz tradicional e produtos endógenos chamado “Farinheira de Castanha”.

Localizado na zona histórica de Alter do Chão, junto da Igreja Matriz e muito perto do largo principal e do castelo, o Páteo Real é um antigo restaurante com cozinha no rés do chão e com sala de refeições no primeiro andar. Nas traseiras têm um Páteo privado que dá o nome à casa e onde também irá estrear um Lounge focado em servir bebidas, sem se cruzar com o funcionamento do Restaurante. Neste Lounge também poderá terminar a sua refeição com uma seleção de Charutos escolhida pelo Chef, grande aficionado da cultura.

Formado em Gastronomias e Artes Culinárias pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Filipe Ramalho passou pelo Bistrô “100 Maneiras” de Ljubomir Stanisic e pelo Grande Real Villa, estando há seis anos como chef executivo no Restaurante Basilii (Torre de Palma).