Para aquecer as tardes frias de inverno, o Tivoli Palácio de Seteais, em Sintra, retoma o ritual do Chá das Cinco. Servido todos os dias pelas 17h, o Chá das Rainhas foi buscar inspiração a três monarcas portuguesas: D. Maria I, D. Catarina de Bragança e D. Carlota Joaquina de Bourbón.

O chá apresenta-se com três menus diferentes. O primeiro, uma homenagem à Rainha D. Maria I de Portugal, que foi recebida pela primeira vez no Palácio em setembro de 1787, inclui uma seleção de três peças de pastelaria e tem como sugestão o chá Jasmin Queen, inspirado nos jardins de Seteais.

O segundo presta tributo à Rainha D. Catarina de Bragança, que poderá ter sido a responsável pela tradição de beber chá em Inglaterra quando lá desembarcou, com 22 anos, para casar com Carlos II.  A ideia do chá das cinco começou com a Duquesa de Bedford em 1840. Nessa época, era costume as classes altas de Inglaterra terem apenas duas refeições por dia - o pequeno-almoço e o jantar perto das oito da noite. Para combater a fome a meio da tarde a Duquesa criou uma pequena refeição, com bolos e sanduíches acompanhada de uma chávena de chá. O menu é composto por uma seleção de três peças de pastelaria, scones com manteiga e compotas e finger sandwiches, propondo o chá Imperial Lapsang Souchong, o preferido de Catarina de Bragança.

Por fim, a opção inspirada na Rainha D. Carlota Joaquina de Bourbón, cuja esfinge figura, junto com a de D João VI, no arco triunfal de Seteais, abrange os mesmos elementos que o menu anterior, embora o destaque vá para o chá French Earl Grey e os clientes tenham ainda direito a uma Flûte de Champanhe Moët & Chandon.

Além dos aromas sugeridos para cada menu, estão também disponíveis outras opções de chá verde, como o Moroccan Mint, o Pólo Club, o Silver Moon e o Emperor Sencha. Entre as propostas de chá preto, encontramos o Pomme Prestige, o English Breakfast e o Royal Darjeeling. Há ainda um chá branco (Pai Mu Tan), um vermelho (Red of Africa) e o tradicional de Camomila.