Há uma nova padaria em Lisboa, no Largo da Anunciada. A Simpli Coffee & Bakery produz pão de forma artesanal, respeitando o tempo necessário para desenvolver o sabor, textura e aroma. Na sua base estão os ingredientes mais simples: farinhas de moleiro com grãos nacionais - do Moinho Paulino Horta -, água e sal.

 “Na Simpli Coffee & Bakery, o processo é fundamental na definição do produto, e tendo o pão um papel tão relevante na nossa alimentação, o fabrico tem de ser rigoroso, garantindo a autenticidade da matéria-prima.” – afirma Mário Cajada, proprietário.

O processo de fermentação natural, com leveduras e bactérias selvagens, resultam na massa mãe que diariamente vai levedar o pão para as três lojas, com um mínimo de 44h de fermentação. “O resultado é uma côdea fina e caramelizada, com um miolo tenro com o amido totalmente gelatinizado, um aroma complexo e sabor a cereal. Um pão mais doce e mais ácido que o pão comum. É um trabalho meticuloso, que requer muita dedicação e atenção, e que é fruto de uma paixão, de uma equipa”, referem em comunicado.

Diego HaupenthalDiego Haupenthal Pintado

Liderada pelo brasileiro Diego Haupenthal Pintado, com formação em gastronomia, e que se dedica ao trabalho da massa mãe há já sete anos, a padaria da Simpli conta também com Darwin Valero, ajudante de padeiro igualmente dedicado a esta arte ancestral.

Na fábrica na Rua Braancamp, junto à primeira loja Simpli, é onde a magia acontece todos os dias. Logo de manhã, e ao longo de todo dia, a padaria – e a pastelaria que é outra especialidade da casa – prepara seis variedades de pão, como Pão de Trigo, Integral, Multicereais, Centeio de mistura, Focaccias e Ciabattas, além de outras receitas criativas, que vão sendo desenvolvidas, e que vão marcando presença na carta como opções especiais.