Depois de seis meses fechado, o centro de visitas 17•56 Museu & Enoteca da Real Companhia Velha, localizado à beira do rio Douro, no Cais de Gaia, reabriu com muitas novidades.

O destaque vai para um espaço com a assinatura Romando, no que toca à cozinha asiática, e para a consultoria de Luca di Massa nas pizzas gourmet, que são uma estreia.

A 10 de Setembro, data em que se celebram os 264 anos da Real Companhia Velha e da Demarcação da Região do Douro e Porto, e se assinala o Dia do Vinho do Porto, os visitantes vão ser brindados com a oferta de um cálice de Vinho do Porto e animação alusiva à história da Companhia. A entrada no Museu da 1.ª Demarcação vai ser gratuita e em horário alargado, ou seja, das 12h30 às 21h00.

Devido às condicionantes impostas por uma nova realidade em que vivemos, impõem-se novos horários de funcionamento: o Museu da 1.ª Demarcação e a loja de vinhos, anexa ao mesmo, abrem de quarta-feira a domingo, das 13h30 às 18h00 (última admissão às 17h30), e a Enoteca 17•56 às quintas e sextas-feiras, das 19h30 às 23h00, e aos sábados e domingos, das 13h00 às 23h00, sendo que no período da 16h00 às 19h00 a oferta está limitada a tábuas de queijos e petiscos.

Novidades gastronómicas

A mais notória é a parceria com Grupo Romando, detentor dos Romando, Romando Privé e Sushi Caffè, em Vila do Conde, para reforçar a aposta na cozinha asiática,, em particular na cozinha japonesa. Estarão disponíveis várias opções de izakaias (entradas japonesas), sashimi moriawase, sushi, gunhan, maki e criações de tempura de shiso, temaki aberto e niguiri de wagyu.

Outra grande novidade é a aposta em pizzas gourmet com a consultoria de Luca di Massa, fundador da Pizzaria +39 ITA. O segredo está na leveza e digestibilidade da massa – feita com farinhas artesanais, moídas na pedra, não refinada e provenientes de grãos selecionados –, harmoniosamente combinada com os vegetais orgânicos, produtos sazonais e de produtores das diversas DOP. Ainda com origem italiana, há três opções de pasta di grano duro all´uovo.

Também a Peixaria da Enoteca terá uma oferta mais alargada, com uma maior variedade de peixes nobres, servidos em dose, com especial ênfase no rodovalho selvagem, robalo à linha, linguado e salmonete. O polvo mantém-se disponível em filete e à lagareiro, e o tradicional bacalhau conta com três opções: o clássico grelhado e duas versões criativas – feijoada de bacalhau e gambas e arroz de bacalhau – a complementarem a carta. No que respeita ao marisco, também as opções em dose a preço fixo foram alargadas e compreendem lavagante ao natural, camarão tigre e carabineiro na grelha.

Nas carnes, a Steakhouse tem uma oferta totalmente renovada, quer em cortes para partilhar – T-bone, Rib eye, Chuletón e Wagyu –, quer nas opções individuais, que são três. Nos acompanhamentos, a aposta vai recair na confeção com verduras e legumes provenientes da Horta Biológica, como o tomate coração de boi, a batata frita vitelotte e o icónico puré de batata ratte. No que toca às entradas do menu, a Enoteca 17•56 conta com novas e sofisticadas opções, como o caviar Oscietra e o presunto Joselito “cortado a cuchillo”.

A Fromagerie Portuguesa vai manter a sua seleção de queijos nacionais e internacionais e o Cigar Club acrescenta à sua oferta de charutos Cubanos outras origens como Nicarágua.