O chef Rui Paula, responsável pela Casa de Chá da Boa Nova, em Leça da Palmeira, está a apelar à união dos profissionais da restauração, para enfrentar os desafios das quebras dos negócios, como consequência da pandemia do COVID-19.

Num texto publicado nas redes sociais. Rui Paula relata que já enfrenta quebras consideráveis na faturação, algo inédito nos 26 anos em que trabalha no setor. “No nosso caso em concreto, sabemos que a quebra é já de 60% na faturação. Todos sabemos que desta faturação ainda tem que se descontar o IVA, nem vale a pena falar de todas as despesas inerentes ao negócio, como ordenados, segurança social, rendas, luz”, refere, estimando que a situação se mantenha até Junho ou Julho.

“Se não forem tomadas medidas drásticas e de rápida implementação, metade dos estabelecimentos hoteleiros/restauração de Portugal fechará as suas portas. As empresas necessitam de estar minimamente saudáveis aquando da implementação dessas medidas e não já na fase de prejuízo, se não a recuperação após covid-19 será de extrema dificuldade”, escreve Rui Paula.

O chef lamenta que a pandemia tenha afetado os negócios tão rapidamente e relembra que as suas unidades estão a trabalhar a 100%, tendo sido reforçadas todas as regras de

Nunca pensei que esta pandemia viesse afetar os nossos negócios de uma maneira tão rápida e incisiva. Todos os nossos restaurantes estão a trabalhar a 100%, reforçamos todas as regras de HACCP (Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos) e cuidados no contacto aos clientes.

Nesta hora que vos escrevo, apelo a um conjunto de chefs, restauradores e hoteleiros que ergam as vozes e nos unemos na pressão às entidades competentes. Não é tempo de inércia, mas sim de ação!”, remata.