No ano de 2019, a Casa Museu José Maria da Fonseca recebeu mais de 41 mil visitantes, de cerca de 80 países. Os Portugueses representam cerca de 21% do total de visitantes.

“2019 provou-nos, mais uma vez, que estamos a fazer um trabalho de qualidade e com consistência no Enoturismo. Recebemos visitantes oriundos de 80 países e com a abertura do By The Wine Azeitão, localizado mesmo ao lado da Casa Museu, conseguimos aumentar e diversificar os nossos serviços. Para 2020 prevemos mais um ano de crescimento nesta área”, refere Sofia Soares Franco, responsável pelo Enoturismo e Comunicação da José Maria da Fonseca.

Na Casa Museu José Maria da Fonseca é possível visitar as adegas - a Adega da Mata, onde estagia o vinho Periquita, a Adega dos Teares Novos e a Adega dos Teares Velhos, onde repousam os moscatéis mais antigos da casa. No final da visita, é oferecida a prova de vinhos dentro de um leque variado de opções.

Em 2019, uma das grandes apostas do Enoturismo foram os eventos corporativos e particulares. O balanço não podia ser mais positivo, segundo Sofia Soares Franco: “Organizámos na Casa Museu, em 2019, mais de 40 eventos corporativos e particulares, e abrimos também os espaços a casamentos. Gostamos de proporcionar momentos únicos a quem nos escolhe para organizar os seus eventos e, por essa razão, desenvolvemos experiências à medida de cada cliente”.

A Casa Museu José Maria da Fonseca está aberta diariamente, inclusive fins-de-semana e feriados com serviços variados como visitas guiadas, provas de vinhos e degustação de iguarias regionais, almoços/jantares/cocktails e reuniões/eventos de empresa.

A José Maria da Fonseca possui uma segunda unidade de Enoturismo no Alentejo, em Reguengos de Monsaraz, a Adega José de Sousa. Nesta adega realizam-se visitas diárias (às 11h, às 15h e às 17h) e provas de vinho, mediante reserva prévia.