O VINUM Restaurant & Wine Bar, em Vila Nova de Gaia, organiza as Jornadas Gastronómicas do Peixe Atlântico, que decorrem até 15 de dezembro.

 

Pela primeira vez, o peixe é a estrela principal de um menu desenhado especialmente para a ocasião, com o objetivo de recuperar os melhores produtos da cozinha do Norte de Portugal.

 

O menu tem como convidado principal o Tamboril Selvagem, uma espécie de época, que está na sua plenitude de gorduras e tamanho. À cozinha do VINUM chegam apenas exemplares com mais de 3,5 kg, para a preparação na parrilla, a grelha de design basco cujo fogo apenas sublinha os sabores a mar. O Tamboril é depois servido em peças inteiras, ideais para partilhar, acompanhado com uma Salada de alface e cebolinho e os característicos Pimentos de Piquillo assados.

 

Ainda antes deste prato principal, as boas-vindas são dadas com uma seleção de Conservas de Peixe de Matosinhos, numa homenagem à tradicional indústria conserveira do Norte de Portugal, e uma Cavala marinada no momento. Segue-se um Guisado de Bacalhau e Amêijoas com Feijão Branco. No final, uma seleção de Queijos regionais e as Trufas de Chocolate completam o menu.

 

Apesar de ser novidade nas Jornadas Gastronómicas, o peixe fresco na parrilla é presença habitual na carta do VINUM, que mantém o compromisso de servir apenas pescado selvagem (nunca de viveiros) e da costa portuguesa.

 

Com um único fornecedor, no Mercado de Matosinhos, que se abastece em todas as lotas do país, há espécies incontornáveis para o restaurante: salmonete, rodovalho, linguado, robalo, goraz, pescada e tamboril são servidos sempre de acordo com a época e a disponibilidade que a natureza permite.

 

O menu criado para as I Jornadas Gastronómicas do Peixe Atlântico estará disponível diariamente, até dia 15 de dezembro, ao almoço e ao jantar, nos horários do restaurante.

 

O VINUM Restaurant & Wine Bar é um restaurante localizado nas Caves Graham’s 1890, em Vila Nova de Gaia, inaugurado em fevereiro de 2013. Este projeto, inserido na reabilitação das caves, é o resultado de uma parceria entre a família Symington, produtores de vinho do Porto há mais de 130 anos, e a família Sagardi, originária do País Basco, que tem vindo a levar a cozinha Basca e o rigor da sua tradição aos 4 cantos do mundo, como é o caso de Buenos Aires, Cidade do México, Amesterdão, Madrid e Barcelona.