O primeiro SAGARDI Cozinheiros Bascos em Portugal, um restaurante totalmente inspirado nos sabores e tradições da cozinha do País Basco, acaba de abrir na cidade do Porto, na Rua de S.João.

O novo restaurante divide-se em duas áreas: no piso térreo, onde se encontra a barra de pintxos, encontra-se uma verdadeira montra de “alta gastronomia basca em miniatura”. Cada pintxo (2,10€ cada unidade), preso com algo tão simples e característico como um palito, é disposto sobre uma fatia de pão, onde brilham os produtos da época, provenientes de cultivo local.

Já o piso inferior é o cenário para quem pretende uma degustação dos sabores da cozinha basca sem pressas e em torno da parrilla, um grelhador de design basco. Este é o coração do SAGARDI Cozinheiros Bascos, onde pulsam os sabores do Txuleton, provenientes de Vacas Velhas selecionadas em Trás-os-Montes e Galiza, maturadas depois em cave própria. Também há peixe fresco da lota de Matosinhos e dos principais portos bascos.

Numa carta variada, não faltam outros pratos tipicamente bascos, como o bacalhau, os pimentos de Piquillo ou os Txipirones. Para acompanhar a refeição, a escolha recai sobre as sidras e vinhos oriundos também do País Basco. Não obstante, e honrando as tradições do Porto, o menu contempla também vinhos da região do Douro.

Txuleton


 Portugal é um dos cinco países a que a SAGARDI Cozinheiros Bascos já faz chegar a tradição basca. Apesar de este ser o primeiro espaço em nome próprio da insígnia SAGARDI, esta não é a primeira experiência do grupo em Portugal. Em 2013, foram os impulsionadores do projeto VINUM Restaurant & Wine Bar, em parceria com a Symington Family Estates, um restaurante vínico estrategicamente localizado nas Caves Graham’s, em Vila Nova de Gaia.

 
Quase seis anos depois, a experiência acumulada inspirou o grupo SAGARDI a alargar a sua oferta, abrindo, desta vez, um espaço próprio 100% dedicado à cozinha basca.

 
O SAGARDI Porto está aberto todos os dias da semana, das 10h00 às 24h00 (barra de pintxos) e das 12h00 às 23h00 (restaurante).

As origens da SAGARDI remontam a 1994, quando os chefes e irmãos Iñaki e Mikel López de Viñaspre abriram o primeiro restaurante IRATI, em Barcelona. Estava lançada a semente que fez nascer o Grupo SAGARDI, dois anos depois. Atualmente encontra-se em Espanha (Barcelona, Madrid, Ibiza, Valencia e Sevilha), e também noutras capitais gastronómicas pelo mundo: Londres, Buenos Aires, Cidade do México, Porto e, muito em breve, Amesterdão.