Dois Vinhos Dois TributosDuas produções limitadas são as mais recentes novidades Monte da Ravasqueira. Os dois tributos, Ravasqueira Espumante Grande Reserva e o MR Premium Touriga Nacional, são da vindima de 2012 e prestam homenagem, respetivamente, ao tapete de Arraiolos e aos 20 anos decorridos sobre a conquista do Campeonato do Mundo de Atrelagem, que teve lugar na Bélgica em 1996, por cavalos lusitanos do Monte da Ravasqueira.

O Ravasqueira Espumante Grande Reserva 2012 é um vinho criado ponto a ponto, resultado de um exercício de dedicação, paixão e arte, tal como sucede com os ancestrais tapetes de Arraiolos, que o Monte da Ravasqueira sempre acarinhou e que agora pretende homenagear. É um vinho feito exclusivamente a partir de uvas da casta Alfrocheiro vindimadas à mão e produzido segundo o método tradicional, com a segunda fermentação em garrafa, onde estagiou sobre as borras durante 36 meses” refere a marca, acerca do novo espumante.

A presença dos tapetes de Arraiolos no Monte da Ravasqueira está ligada à Ermida de Santo António O Velho, templo religioso datado do início do século XVI que fica dentro do perímetro da propriedade e que albergou, até há poucos anos, um tapete de Arraiolos que embeleza hoje uma das principais salas da Casa do Monte da Ravasqueira. A homenagem é visível no design da garrafa e embalagem.

O MR Premium Touriga Nacional 2012 é um vinho de homenagem a José Manuel de Mello, com um tributo aos cavalos Lusitanos do Monte da Ravasqueira que foram campeões do mundo de atrelagem, em 1996, na Bélgica, um sonho de José Manuel de Mello, ilustrado no rótulo da gama MR Premium a conduzir uma atrelagem.

O MR Premium Touriga Nacional 2012 é lançado após estágio de 24 meses em barricas e dois anos em garrafa, denotando-se uma acidez viva que lhe permite uma evolução positiva no decurso dos próximos 20 anos. De perfil jovem, austero e complexo, este vinho evidencia uma prova disruptiva face à casta utilizada, em função da singularidade da sua mineralidade e frescura, só possível devido ao terroir do Monte da Ravasqueira. Tal como os cavalos Lusitanos, também este vinho é um símbolo de qualidade, elegância e nobreza” refere o Monte da Ravasqueira.

Ravasqueira Espumante Grande Reserva

MR Premium Touriga Nacional