Fiuza 2016A Fiuza & Bright, com sede em Almeirim desde 1985, surgiu de uma parceria entre a família Fiuza e o enólogo australiano Peter Bright. Agora, em 2016, apresentam um restyling na área de 3000 m2, transformada em arte pelo graffiti dos artistas portugueses Francisco Camilo e Ivo SMILE, ao longo de 10 meses.


O restyling retratou, nas paredes interiores e exteriores da adega, temas relacionados com a arte do vinho: arte mural idealizada por umas das sócias da empresa, Maria Luiza Fiuza Guedes de Queiroz.


«A nossa adega é um duplo motivo de orgulho. Já o era pelo trabalho que temos vindo a desenvolver, dia após dia, e agora pela arte que contém, fruto do talento destes dois conceituados artistas que aceitaram o nosso desafio», afirma Giovanni Nigra, da Fiuza & Bright. A partir de novembro é possível fazer uma visita guiada à cave e à adega, com prova de inúmeros vinhos (mediante marcação prévia através do site).

Pioneiro no estudo das castas internacionais em solos portugueses, o produtor ocupa o terceiro lugar no ranking da região Tejo, com 11% de quota de mercado em valor, de acordo com a Nielsen Marketrack 2015. 

Desde o ano passado que a marca adota a assinatura “Fiuza. Conhece-se pela Casta.”, de modo a dar primazia às castas e comunicar a verdadeira essência da marca, reforçando o caráter de especialista do produtor.

Fiuza 2016 interiorNo último ano a empresa faturou 2 milhões e 100 mil de euros e engarrafou 1 milhão de unidades. «Para dar uma resposta de qualidade à procura realizámos investimentos na área da vinha na ordem de 1 milhão de euros.», revela o produtor. O responsável destaca a replantação de 60 hectares e a atualização da nova linha de enchimento, que permitiu aumentar a capacidade de engarrafamento e de distribuição, sendo esta última da responsabilidade da PrimeDrinks em Portugal.


A gama Fiuza Monocastas é a mais vendida, especialmente Sauvignon Blanc e Chardonnay, duas castas reconhecidas internacionalmente que proporcionam vinhos de excelente qualidade no terroir da região Tejo. Seguem-se Fiuza 3 Castas Tinto e Branco, blends das castas internacionais com as melhores uvas nativas.

Os mercados de exportação representam cerca de 50% do volume de vendas, destacando-se a Suécia, a Alemanha, os EUA e a Polónia como os principais países.

Para o futuro está previsto investir na modernização, tanto nos equipamentos agrícolas, como em equipamentos de vinificação, ficando desta forma cobertas todas as áreas da empresa para a produção dos vinhos Fiuza.