Gua BaoBao é o nome do mais recente restaurante de Lisboa. O grupo Sushic é o responsável por trazer o novo conceito que já é uma tendência mundial de street food de origem asiática.

O novo espaço fica situado no Portugal Boutique City Hotel, junto à Praça da Figueira, e quer combinar os sabores portugueses com os hábitos alimentares asiáticos. O nome vem de Gua Bao’s, pães cozidos a vapor recheados com os diferentes elementos vegetais e proteínas de diversas origens, guarnecidos com molhos.

Os recheios dos Gua Baos’s, oriundos de Taiwan, conta com elementos portugueses como a sardinha, a terrina de porco de coentrada ou a barriga de porco confitada. Os chefs do grupo, Pedro Resende e Rui Fontes, são os responsáveis pela ementa que conta ainda com o bao de tofu com molho tentsuyu, o de caranguejo de casca mole com caril amarelo ou o de tempura de choco com molho mediterrânico.

Hugo Ribeiro, proprietário do grupo Sushic, refere que “este é um conceito completamente descontraído, os bao's devem ser comidos à mão. Esta iguaria encontra-se um pouco por toda a Ásia, mas os nossos são inspirados nas receitas típicas de Taiwan. É um conceito que está a ter sucesso em vários países ocidentais e já há muito tempo que tinha como objetivo implementá-lo em Portugal. Pretendemos ter uma carta dinâmica, como é hábito em todos os nossos espaços”.

O menu conta com duas entradas como os crepes vietnamitas em folha de arroz, recheados, com frango ou com camarão, arroz e vegetais. Nos pratos principais há dez bao's. As sobremesas ficaram a cargo do chef pasteleiro do grupo, Francisco Siopa que escolheu a Panacotta de leite de coco e gengibre, com geleia de manga e maracujá,  com marshmallows de matcha e melão vermelho, embebido num xarope de hibisco e cardamomo e crumble de flor de sal e com Chiffon de chocolate negro e banana com um cremoso de 74% de cacau de Madagáscar e espuma praline com flor de sal e avelã torrada.