Antonio LoureiroSituado no centro histórico de Guimarães, “A Cozinha” é o novo espaço do Chef António Loureiro, que foi considerado o Chefe Cozinheiro do Ano em 2014. O espaço abre no início de Julho, para servir uma cozinha “moderna, criativa e sustentável, inspirada em sabores genuinamente portugueses”.


“É um projeto que dará destaque à cozinha tradicional portuguesa reinventada, nomeadamente à cozinha das regiões do Minho e Douro. O objetivo é projetar uma forte identidade e criar experiências altamente sensoriais, aliando o nosso receituário à cozinha de autor. Teremos por isso dois momentos diferentes: ao almoço, pratos de forte ligação ao passado, com inovação e equilíbrio; ao jantar, propostas de maior criatividade, em sintonia com a cozinha portuguesa contemporânea, num estilo mais europeu”, revela António Loureiro, que concretiza, aos 48 anos, mais uma etapa no seu vasto percurso.

Com capacidade para 40 pessoas, “A Cozinha” conta com uma sala principal, com uma mesa especial para cerca de 10 pessoas, esplanada no exterior e uma horta urbana para produção de aromáticas e pequenos legumes.

No segmento vínico, será dado sobretudo destaque à região dos Vinhos Verdes e do Douro, mas haverá também lugar para vinhos de referência de outras regiões, desde o “renascimento” dos vinhos da Bairrada aos do Dão, sem esquecer as castas nobres do Alentejo. Estarão ainda disponíveis cervejas artesanais de referência nacional e alguns rótulos internacionais.

Natural de Guimarães, António Loureiro iniciou a carreira em 1994, passou por vários restaurantes nacionais e internacionais com estrelas Michelin (Belcanto **, The Kitchin*, Azurmendi***) e dirigiu a cozinha de alguns dos melhores hotéis de Portugal (Pousadas de Portugal, Solverde, Meliã, entre outros). Em 2014, “o sabor, aroma, criatividade, intensidade e respeito pela essência dos ingredientes” valeram-lhe o primeiro lugar na competição Chefe Cozinheiro do Ano.