Cervejaria Trindade comemora 180 anosA mais antiga das cervejarias portuguesas, a Cervejaria Trindade, comemora 180 anos de existência.Fundada em 1836, no espaço do refeitório da mais antiga Ordem Conventual da Santíssima Trindade, um dos mais importantes da cidade desde 1294, é hoje um lugar repleto de história e de estórias, muitos deles em consonância com os mais importantes marcos nacionais.

Quatrocentos e cinquenta anos depois da sua fundação e, entre um incêndio e o terramoto de 1755, que deu origem à expressão “caiu o Carmo e a Trindade”, em 1836 Manuel Moreira Garcia, um industrial galego com ideais maçónicos, constrói aqui a Fábrica de Cervejas Trindade e abre também o primeiro balcão de venda direta ao público, em 1940.  Assim nasce a Cervejaria Trindade.

As suas paredes decoradas com painéis de azulejos do século XIX da autoria de “Ferreira das Tabuletas”, antigo diretor artístico da Fábrica de Cerâmica Viúva Lamego e com os quadros naturalistas em calçada portuguesa, embutidos nas paredes, de Maria Keil, transportam os seus visitantes para a Idade Média. A ementa conventual e tradicional portuguesa e o próprio espaço, tornam-na  diferente, única e parte do roteiro turístico para quem visita a cidade de Lisboa.

Já reconhecida como Património Cultural da Cidade de Lisboa e Património Relevante de Valor Histórico-Cultural pelas Secretaria de Estado do Turismo e Direção Geral do Turismo respetivamente, em 1986 e 1997, a Cervejaria Trindade foi ainda reconhecida, em 1987, com a medalha de Mérito Turistico no grau de Prata por prestação de serviços relevantes para o turismo Português.

Para Francisco Carvalho Martins, Administrador do Grupo Portugália Restauração, detentora da Cervejaria Trindade desde 2007, “A Cervejaria Trindade é, sem dúvida, um dos ativos mais valiosos do nosso Grupo. Uma marca extremamente rica que, não só é parte integrante da história de Portugal, como também diariamente é uma mostra turística para os inúmeros turistas que procuram saber mais sobre a cultura e vida nacional.”

Adaptação às novas tendências

A fim de solidificar a sua raiz histórica e contemporânea, em 2014, a Cervejaria Trindade decidiu apostar num novo conceito.

Uma transformação que procurou ser um passo na consolidação da sua raiz histórica, reforçando o seu ambiente conventual, através da alteração do mobiliário e da iluminação, com a inclusão de tochas e candelabros, bem como pela introdução de música gregoriana a acompanhar as refeições.

A ementa da Trindade

Com 180 anos de experiência no mercado da restauração, a Cervejaria Trindade conta hoje com uma ementa de inspiração conventual que todos os anos serve mais de 150.000 clientes.

Independentemente das necessárias adaptações às novas tendências de consumo, a Cervejaria Trindade continua a ser reconhecida pelos seus pratos, como o Bife à Trindade. Do Lombo, da Vazia ou de Alcatra, o Bife à Trindade é regado com o Molho à Trindade, o ex-libris da Cervejaria.

Com um ambiente e um cardápio típico de marisqueira, o tremoço e a cerveja não poderiam faltar, bem como a montra completa de marisco, da costa nacional e de costas distantes.

Nas mesas de madeira, a lembrar os refeitórios dos frades que outrora aqui se instalaram, os candelabros que marcam o ambiente medieval.

Dos nobres do séc. XIX, a artistas, desportistas e políticos da atualidade, foram várias as figuras públicas da cultura nacional que conviveram, desfrutaram e festejaram nas salas que compoem a mais antiga cervejaria de Lisboa.