Há um novo vinho que casa as regiões vinhateiras do Douro e do Tejo, graças à Parceiros Na Criação (PNC). O vinho representa também a união de Joana Pratas e João Nápoles de Carvalho, na vida e no vinho, com as Vinhas Velhas do Douro (DO) e Fernão Pires do Tejo (TE).

Situada em Barcos, no concelho de Tabuaço e região Douro, a Quinta de Monte Travesso foi oferecida à avó paterna de João, como dote de casamento. E é ali que vive o casal que fundou a PNC, um projeto familiar, que conta também com a participação dos filhos, Maria Teresa e António Maria.

O ‘Parceiros Na Criação DOTE branco’ é feito com uvas de Vinhas Velhas de uma parcela da ‘Vinha da Casa’, plantada em 1977 na Quinta de Monte Travesso de Cima, e Fernão Pires de uma vinha de um primo de Joana, no Cartaxo. Fermentado e estagiado em barricas de carvalho húngaro, de 500 litros, o branco apresenta uma cor amarelo palha.

 “Um branco fresco e bastante aromático, mas intenso, com boa acidez e mineralidade. No nariz, revela flor de amendoeira, camomila, calcite e fósforo. O próprio vinho reflete o casamento entre vinhas de diferentes altitudes e castas, com a Fernão Pires a puxar pela madeira, que, embora persistente, está bem integrada. Sobressai a mineralidade, com muita cremosidade e untuosidade. Encorpado, enche a boca e tem um final persistente. Bebe-se muito bem por si só, mas à mesa é bom companheiro de peixes gordos (grelhados ou assados), bacalhau, comida asiática, caça e queijos intensos”, explica a PNC.

O vinho é o primeiro sob a chancela da ‘Parceiros Na Criação’, que até agora lançaram outras referências sob a marca ‘Casa da Esteira’, como é conhecida a cada onde vivem, situada no seio da Quinta de Monte Travesso: a ‘Esteira’ e o ‘h’OUR’.

Com um PVP de 20€, o Dote está à venda através da loja https://vivaovinho.shop/loja/parceiros-na-criacao/, e, em breve, em garrafeiras, lojas especializadas e restaurantes.