Hoje, 6 de março, a marca de bolachas Oreo assinala o 108º aniversário e para isso instituiu o Dia Oreo.

“Este será o dia por excelência em que o já conhecido ritual será repetido mundo fora, num movimento recheado de imaginação sob a forma mais icónica de desfrutar esta bolacha. Um ritual que foi distinguido recentemente pelo Guinness World Records, onde 5.066 pessoas espalhadas por 32 países se uniram em torno de um objetivo comum: separar, lamber e mergulhar no leite”, refere a marca

A primeira bolacha, apresentada em Nova Iorque, tornou-se um best-seller nos Estados Unidos, e um pouco por todo o mundo, desde então. A história remonta a 1912, ano em que a National Biscuit Company – Nabisco – apresentou ao mundo a primeira “Oreo Biscuit”, que viria a ser registada a 6 de março desse mesmo ano.

As primeiras bolachas eram vendidas em latas com tampa transparente a 30 cêntimos de dólar por cada 500 gramas. O crescimento das vendas, aliado à valorização do produto e reconhecimento da marca levou a que fossem desenvolvidas novas variedades, sendo que algumas ainda hoje se mantêm atuais (original, mini, finas, entre outras).

Em Portugal contam-se 16 referências Oreo e é distribuída pela Mondelez Portugal, que opera nos segmentos de bolachas, pastilhas e rebuçados, tabletes de chocolate, sobremesas em pó e queijo creme, com marcas como Triunfo, Oreo, Chips Ahoy!, Belvita, Prince, Tuc, Trident, Chiclets, Bubblicious, Bubbaloo, Halls, Milka, Toblerone, Cadbury, Royal, Boca Doce e Philadelphia, respetivamente.