A Aromáticas Vivas foi a vencedora do Prémio ATIVAR-IPVC, na categoria Inovação de Produto, com as flores comestíveis Viola Mix. O prémio foi atribuído na Gala Alto Minho Ativar IPVC Business Awards 2020, que decorreu no Centro Cultural de Viana do Castelo.

Viola Mix, também conhecida como Amores-Perfeitos, é uma flor comestível da espécie Viola Cornuta. Com um sabor muito suave, os Amores-Perfeitos ornamentam qualquer prato, salada ou sobremesa.

Nuno Lomba, Diretor-Geral da Aromáticas Vivas referiu que “a empresa iniciou a produção das flores comestíveis no início do ano de 2019 e a área de produção já triplicou. No final do ano transato, as flores comestíveis Viola Mix passaram também a ser vendidas nas lojas Makro.”

A Aromáticas Vivas, com sede em Carreço – Viana do Castelo, é a maior produtora nacional de ervas aromáticas em vaso, produzindo de modo biológico mais de 30 variedades de ervas aromáticas, flores comestíveis e microgreens.

A Aromáticas Vivas foi fundada em 2009 e conta, atualmente, com uma área de produção superior a 40 000 m2, produzindo e comercializando uma variada gama de ervas aromáticas, em vaso e cortadas, ao longo de todo o ano.

Não utiliza herbicidas nem pesticidas químicos e usa técnicas inovadoras. A empresa possui a sua própria unidade de produção de insetos e outros auxiliares para a produção agrícola, que contribuem para o controlo de pragas e doenças. A empresa detém os certificados de Modo de Produção Biológico em vasos e de Global Gap.