Cockburns Special Reserve 75cl

A Cockburn’s assinala o 50º aniversário da criação do Special Reserve com a renovação da identidade de marca para a gama principal. Com criação da agência Pearlfisher, o objetivo é fortalecer o relacionamento da marca com os clientes existentes e captar novos consumidores para a categoria.

 

As alterações serão visíveis nos vinhos Special Reserve, Fine Ruby, Fine Tawny e Fine White. A estratégia da marca é baseada na ideia de que o vinho do Porto, com a sua rica história como digestivo, é uma bebida com o dom de aproximar as pessoas.

Para refletir o conceito, o novo logótipo da Cockburn’s apresenta dois galos a partilhar um copo de vinho do Porto e um novo slogan – “Welcome to the Family” – uma homenagem à célebre hospitalidade com que os visitantes da Cockburn’s eram recebidos, no Porto e no Douro, pelas várias gerações, assim como ao momento de partilha de uma garrafa de vinho do Porto no final de uma refeição com amigos e família.

Uma nova campanha de comunicação está a ser desenvolvida, com o objetivo de modernizar o momento do vinho do Porto e adequá-lo ao consumidor atual.

O novo Cockburn’s White foi renomeado como Porto Branco e apresenta um design mais disruptivo. Responde ao aumento de popularidade do Porto tónico (Branco com água tónica), que está a atrair um perfil diferente de consumidor e a conseguir novas listagens para o vinho do Porto no canal Horeca.

A evolução desde a compra pela família Symington 2010

Quando a família Symington adquiriu a Cockburn’s em 2010 – devolvendo a marca, fundada em 1815, a uma empresa familiar – transformou os processos de vinificação. Atualmente, a qualidade dos vinhos da Cockburn’s é reconhecida de forma unânime, com muitos críticos de vinho a afirmar que a marca está “novamente em forma”, dada a qualidade dos seus mais recentes vinhos do Porto Vintage e com o Special Reserve, sendo este o Porto Ruby Reserva mais premiado nesta década.

Johnny Symington, Chairman da Symington Family Estates, comenta: “Desde que a nossa família adquiriu a marca Cockburn’s, as vendas do Special Reserve no Reino Unido cresceram 99%. Apesar da bem conhecida popularidade do vinho do Porto no Natal, as nossas pesquisas mostram que muitas pessoas gostam de beber um copo de vinho do Porto como o culminar de uma boa refeição ou de um dia de trabalho intenso – 28 % dos consumidores britânicos bebem vinho do Porto pelo menos uma vez por mês. E com o entusiasmo em torno das declarações do Porto Vintage 2016 e 2017, para além do crescimento no consumo de Porto Branco com água tónica, da popularidade dos vinhos do Porto Tawny servidos frescos e do boom do turismo no Porto e no Douro, acabamos por estar muito animados por incorporar uma nova geração de consumidores nesta categoria”.

Charlotte Symington, gestora de marketing da Symington Family Estates, acrescenta: “Não é exagero dizer que a invenção pela Cockburn’s do Special Reserve em 1969 transformou o vinho do Porto ao atrair toda uma nova geração para a categoria. Estamos orgulhosos por assinalar o 50.º aniversário do Special Reserve com este relançamento e iremos dar-lhe seguimento com uma série de ações que visam envolver os consumidores no apaixonante mundo do Porto Cockburn’s”. O resto da gama Cockburn’s, incluindo o Late Bottled Vintage e os vinhos do Porto Tawny 10 e 20 Anos, serão relançados nos próximos meses.