Vinho VerdeA Região dos Vinhos Verdes está em destaque no panorama do mercado vitivinícola em Portugal. A Região será responsável, no mês de setembro, pela formação de sommeliers dos Estados Unidos, Canadá e Alemanha.

No âmbito da formação “College Sommelier”, organizado pela German Association of Sommeliers e pela Comissão da Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), estiveram na região nove sommeliers alemães. Peer Holm, Frank Kaemmer, Domenico Durante, Timo Neidhardt, Annette Beate Schwarz, Aline Schuler, Stephanie Walther, Suvad Zlatic e Maria Rehermann receberam formação junto de enólogos e produtores portugueses.

A formação divide-se entre sessões teóricas e práticas sobre os Vinhos Verdes e respetivas especificidades, tipos de solo e métodos de produção, degustações e harmonizações com gastronomia internacional. No final, cada participante tem uma avaliação final integrada no plano de formação.

Carla Cunha, diretora de marketing da CVRVV, avança que “uma vez que os Vinhos Verdes representam mais de 60% dos vinhos portugueses DOC exportados para a Alemanha, a CVRVV decidiu reforçar o apoio à formação de profissionais alemães que procuram desenvolver conhecimentos nesta categoria de vinhos. Criamos programas específicos e articulamos localmente sessões teóricas e práticas que garantam uma formação adequada a quem nos visita”.

 

Entre 20 a 24 de setembro, é a vez de um grupo dos Estados Unidos e do Canadá marcarem a presença e apostarem no conhecimento mais aprofundado da Região e dos Vinhos Verdes. Irão conhecer uma nova geração de colheitas que têm no mercado norte-americano o destino de exportação.

 

Acompanham, este ano, as vindimas na Região, e participam em provas de vinhos brancos das castas Alvarinho, Loureiro, Avesso, Arinto, Trajadura e Azal, conhecendo mais a fundo as harmonizações gastronómicas, e tendo a oportunidade de fazer contactos comerciais com os produtores e enólogos da Região.