Logo Good AfterO novo supermercado online, que quer combater o desperdício alimentar – GoodAfter.com – obteve um valor de encomendas superior a 3,5 toneladas de produtos alimentares e não alimentares, que se encontravam perto da data de consumo preferencial.

Chantal de Gispert, co-fundadora do projeto, explica o sucesso do mesmo: “Os mais de 4.000 registos obtidos no site apenas durante o mês de junho são a prova de que a população portuguesa, e também a espanhola, estão cada vez mais alertas para a questão do desperdício alimentar. No entanto, é muito importante continuarmos a sensibilizar as pessoas para os vários tipos de prazos de consumo existentes e quais os produtos que podem ser consumidos após a data de consumo preferencial sem que a sua saúde seja posta em causa.”

Os produtos de mercearia lideram os tipos de bens mais procurados na GoodAfter.com, tanto em número de unidades como em volume de faturação. Seguem-se os bens da categoria Beleza e Higiene, seguidos pela categoria Saúde e Bem-estar. Neste momento, a GoodAfter.com conta com mais de 300 oportunidades alimentares e não alimentares em comercialização na sua plataforma, pretendendo expandir, até ao final de 2016, a quanti-dade e diversidade de bens disponíveis para consumo, e alcançar um total de 500 referências.

O projeto da GoodAfter.com tem por base informar e consciencializar as pessoas para a diferença entre “consumir até”, que é uma data limite máxima relacionada com a segurança alimentar, e “consumir de preferência antes de” em inglês “Best Before”, que é a data de consumo mínima, mas que não compromete a segurança alimentar do produto.

O supermercado português não comercializa produtos que se encontram fora do prazo de consumo, mas apenas com data de consumo preferencial, a data até à qual as marcas as-seguram a qualidade ótima do mesmo.


A partir dessa data e uma vez que a segurança alimentar dos produtos não está em causa, estes podem ser consumidos e comercializados de forma legal e a preços substancialmen-te inferiores, com a aplicação de descontos até 70%.

A GoodAfter.com (http://www.goodafter.com/) é o primeiro supermercado português online, com presença também em Espanha, de produtos perto ou fora da sua data preferencial de consumo. O objetivo é facultar uma nova vida a todos os produtos que já não têm lugar nos seus canais habituais e cujo destino seria muito possivelmente o lixo.

A plataforma logística deste supermercado online encontra-se em Vila do Conde, onde é feito o armazenamento e o picking dos produtos (envios em Portugal e para Espanha). A atividade da GoodAfter.com conta com a aprovação da Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), entidade competente na matéria e é do conhecimento da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), entidade fiscalizadora.