Red LabelA Diageo vai fornecer informação sobre o teor alcoólico das suas bebidas nos rótulos das suas garrafas, bem como informação nutricional por cada unidade de consumo padrão. Johnnie Walker Red Label, o Whiskey escocês mais vendido em todo o mundo, será a primeira marca da empresa a incorporar a iniciativa.

Até ao final do ano, mais de 30 milhões de garrafas serão distribuídas já com os novos rótulos. A atualização dos rótulos de Johnnie Walker Black Label, Double Black, Gold Label Reserve, Platinum e Green Label está já prevista para o primeiro semestre de 2017.

Ivan Menezes, CEO da Diageo, assinala que "acreditamos que o consumidor deve ter a melhor informação possível de forma a tomar decisões informadas sobre o que bebe: isso inclui o conteúdo alcoólico e informação nutricional de uma bebida. Johnnie Walker é uma das nossas marcas globais mais importantes, o que significa que estes novos rótulos irão dotar milhões de pessoas em todo o mundo com informações claras e que possam ser compreendidas de imediato sobre o conteúdo das suas bebidas ".

A iniciativa está integrada na Política de Informação ao Consumidor e será progressivamente aplicada a todas as marcas Diageo. A empresa desenvolveu esta estratégia com base numa pesquisa que envolveu mais de 1500 consumidores dos Estados Unidos, Canadá, México, Reino

 Unido e Espanha, entre outros países. O novo design dos rótulos reflete assim a forma como os consumidores querem receber informação nutricional e sobre o teor alcoólico.


Esta investigação demonstrou que, quando demasiada informação é utilizado na rotulagem dos produtos (especialmente em letras pequenas) torna-se confusa e é ignorada. Um dos pedidos mais recorrentes em todos os mercados tem sido mesmo o apelo à inclusão de menos informações, mas apresentadas de uma maneira mais clara.

O estudo revelou também que os consumidores querem saber mais sobre a unidade padrão de consumo, teor alcoólico em volume - ABV-, calorias por porção, teor de açúcar, alergénios (substâncias que podem causar hipersensibilidade) e dados sobre as marcas, especialmente sobre o processo de produção das bebidas e padrões de qualidade.

Além disso, com o objetivo de partilhar as melhores práticas e fornecer informação simples e fácil de compreender pelos consumidores, a Diageo publicou a sua Política de Informação ao Consumidor em www.diageo.com .

Carolyn Panzer, Diretora da divisão Alcohol in Society da Diageo, referiu que "o novo sistema é simples, claro e atraente, e, o mais importante, é que se baseia naquilo que os consumidores querem. Não existe uma “bebida da moderação”, apenas existe consumo moderado, e, portanto, estamos empenhados em informar sobre o teor de álcool por unidade de consumo padrão, permitindo que o consumidor possa comparar a quantidade de álcool de diferentes tipos de bebidas - desde cerveja a bourbon - num ápice. A rotulagem atual da maioria das bebidas alcoólicas não permite aos consumidores compreenderem a quantidade de álcool presente na sua bebida favorita ou saberem exatamente o que está no seu copo ".

Além disso, já a partir de julho, as latas e garrafas de Smithwick, a cerveja ale nº 1 na Irlanda, também serão atualizadas com os novos rótulos e, a partir do início próximo ano, as latas de Guinness Draught vendidas na República da Irlanda passarão a incorporar informações sobre teor alcoólico e nutricional por unidade de consumo padrão. Em conjunto, as duas marcas de cerveja, Smithwicks e Guinness, representam 39% do mercado de cerveja da Irlanda.

Este anúncio faz parte da estratégia da Diageo de aprofundar o seu compromisso em informar o consumidor sobre o teor alcoólico e o conteúdo nutricional por unidade de consumo padrão, desenvolvido até agora através do website de promoção do consumo responsável DRINKiQ.com (www.DRINKiQ.com ) e/ou através das embalagens disponíveis na maioria dos mercados em que a Diageo está presente, sujeitas à aprovação regulamentar local. Crown Royal, por exemplo, foi a primeira marca a ser distribuída com rótulos que incluíam informação nutricional e calórica, logo em outubro de 2015 nos Estados Unidos.


A Diageo é a empresa líder mundial no sector das bebidas alcoólicas premium. A companhia oferece uma excecional variedade de marcas de bebidas alcoólicas que incluem bebidas espirituosas e cerveja. Estas marcas incluem os whiskeys Johnnie Walker, Crown Royal, J & B, Windsor, Buchanan; as vodkas Smirnoff, Ciroc, Ketel One; ou ainda Baileys, Captain Morgan, Tanqueray, Don Julio e Guinness.

A Diageo Ibéria é a área de negócios da Diageo que abrange os mercados de Espanha e Portugal. Distribui 55 referências de seis categorias de bebidas espirituosas (whisky, rum, vodka, gin, tequila e licores). Com mais de 350 trabalhadores, a Diageo conta em Portugal com uma delegação comercial em Lisboa e com seis em Espanha (Madrid, Barcelona, Valência, Sevilha, Bilbao, Las Palmas.