Cesta de CerejasA IV Rota Gastronómica do Fundão, que se realiza entre 17 de Junho e 3 de Julho, vai marcar presença também na cidade do Porto, além de passar por Lisboa. A participar vão estar chefs como  Francisco Siopa, Joaquim Sousa e Francisco Gomes. Ao longo destes dias, os profissionais vão desenvolver menus inspirados na Cereja do Fundão, desde entradas a pratos principais, sobremesas ou cocktails.

“Esta iniciativa vem na sequência de todo o trabalho que temos desenvolvido para promover a Cereja do Fundão e, neste momento, já são os próprios restaurantes que nos procuram, não só porque este evento já alcançou bastante reconhecimento a nível nacional, mas também porque têm interesse em potenciar o produto nas suas várias formas de ser trabalhado. Assim sendo, esta rota, que acontece em restaurantes e bares de prestígio em Lisboa e no Porto e que conta pela primeira vez com a participação dos mais reconhecidos chefs pasteleiros a nível nacional, posiciona a Cereja do Fundão com o melhor da gastronomia nacional”, salienta Paulo Fernandes, Presidente da Câmara do Fundão.

Em Lisboa, participam os restaurantes Eleven, Tasca da Esquina, Cantinho do Avillez, Loco, Chapitô à Mesa, Taberna da Rua das Flores, Boi Cavalo, Sushic Chiado, Ibo Mar, Lisboeta, Laurentina – O Rei do Bacalhau, Café Lisboa, Arola e Midori, Estórias na Casa da Comida, Fortaleza do Guincho e Bistrô 4. Já no Porto participam nesta iniciativa o The Yeatman, a Casa de Chá da Boa Nova, o Largo do Paço e o Pedro Lemos.

Os chefs destes restaurantes aceitaram o desafio de confeccionar uma receita de Cereja do Fundão, incluindo-a na ementa. O Red Frog, o Purista, o Double 9 e o Vestigius, em Lisboa, são os bares onde se poderão encontrar cocktails de autor inspirados no fruto fundanense. No que à pastelaria diz respeito, são os chefs pasteleiros Francisco Siopa (Siopa Chocolatier, Cascais), Joaquim Sousa (The Oitavos, Cascais) e Francisco Gomes (A Colonial, no Porto) que prometem surpreender.

Esta foi uma das iniciativas que a Câmara Municipal do Fundão desenvolveu este ano, inserida na sua estratégia de posicionamento da Cereja do Fundão, que foi distinguida recentemente na 8ª edição dos Prémios Marketeer.