Sistema reconhecido pela comunidade científica O Nestlé Nutritional Profiling System (NNPS) é um sistema de reformulação de produtos, desenvolvido pela companhia que se traduz na redução efetiva de açúcar, sal e gorduras dos produtos Nestlé, ao mesmo tempo que os enriquece com nutrientes saudáveis. O NNPS foi apresentado num estudo publicado pelo European Journal of Nutrition (EJON).

O sistema divide os alimentos em 32 categorias, que vão desde as noodles, pizzas e alimentos à base de cereais, até às sopas, produtos de confeitaria, sobremesas à base de leite a molhos. Paralelamente, indica, por faixa etária, os objetivos a alcançar de acordo com a dose a consumir.


“Este trabalho, feito em colaboração com especialistas de todo o mundo, é a base que orienta a melhoria sistemática do valor nutricional dos nossos produtos. É também a plataforma para lançar a próxima geração de aconselhamento nutricional personalizado e avançado para os nossos Consumidores” disse Stefan Catsicas, Nestlé's Chief Technology Officer.


O NNPS recorre a orientações nacionais e internacionais para limitar nutrientes específicos por cada categoria de produto, promovendo outros. Um exemplo: o sistema defende o fornecimento de proteínas e de cálcio através de produtos lácteos e de cereais integrais.


O novo estudo da Nestlé examinou a composição dos 99 produtos mais populares da companhia, nos Estados Unidos e em França, em 2009 e 2010, e comparou-os com a sua composição em 2014-2015, após a aplicação do NNPS.


Com a aplicação do NNPS, a Nestlé reduziu, em média, 22% do sal em oito categorias de produtos, e os açúcares totais em cerca de 31%. A quantidade de ácidos gordos saturados e a gordura total foram também reduzidas.


De acordo com os cientistas envolvidos, estão a ser desenvolvidas pesquisas de forma verificar em que medida a reformulação baseada no NNPS contribui para que as pessoas se alimentem de forma mais saudável, melhorando a sua saúde.

Fonte: Comunicado Nestlé