A Frulact foi fundada em 1987, em Lavra, no concelho de Matosinhos. Hoje, 34 anos depois, tem oito unidades de produção na Europa (Portugal e França), América do Norte (Canadá), e África (Marrocos e África do Sul), e conta com mais de 700 colaboradores, que se mantêm no centro do sucesso da estratégia de crescimento da empresa.

“Todos os sucessos que o Grupo Frulact pôde celebrar ao longo dos últimos 34 anos foram resultado do esforço e da dedicação dos seus colaboradores, os Frulacteanos. Eles também estão de parabéns. A Frulact cresceu e evoluiu com as suas pessoas, que continuam a ser o seu ingrediente principal. Continuamos a investir nos colaboradores, procurando reter e atrair perfis únicos e diversificados, aos quais garantimos formação e crescimento, como parte de um projeto com uma visão de longo prazo, onde a inovação e a sustentabilidade são fulcrais”, afirma Gonzalo Fernandez, Managing Director da Ardian Espanha.

A cultura de Inovação foi uma constante em mais de três décadas de história – e mantém-se central no plano estratégico que o acionista, a Ardian, líder mundial de investimento privado, tem em curso para acelerar o crescimento, a expansão dos negócios e o desenvolvimento de talento do grupo.

“É a Inovação que alimenta a evolução, o crescimento e a diferenciação da Frulact. É a vantagem competitiva e sustentável que mais cultivamos, e essencial ao nosso objetivo para a próxima década, de nos tornarmos líderes globais em soluções de ingredientes naturais. Continuaremos a trabalhar a Inovação ao longo de toda a cadeia de valor, do campo ao consumidor; a identificar oportunidades de melhoria de produtos, processos e na forma como interagimos com os nossos parceiros”, acrescenta o responsável.

Talento, irreverência e crescimento

“Na Frulact, todos contribuem com ideias. Valorizamos o espírito crítico e inovador nos colaboradores – os Frulacteanos têm um espírito irreverente, uma forma de pensar que desafia o status quo e propicia a mudança; a confiança, a ambição e o rigor”, afirma Rita Pereira, diretora de Recursos Humanos da Frulact.

Nesse sentido, o grupo criou a “Frulact Academy”, um projeto dedicado à formação, à partilha de conhecimento e ao desenvolvimento contínuo das suas equipas. Em 2020, os colaboradores receberam perto de 15 mil horas de formação. Desde o início deste ano, a FrulactAcademy passou a incluir a Sustainable School, em linha com a estratégia de sustentabilidade do grupo.

Expansão para Norte e Centro da Europa

O Grupo Frulact adquiriu o negócio de preparação de fruta da Internacional Flavors & Fragances Group (IFF), que produz soluções de fruta, vegetais, ervas e carne para os mercados de alimentação, bebidas e alimentação para animais de estimação destinadas a pequenas e médias empresas e negócios regionais, particularmente na Europa Ocidental, países Nórdicos e Norte de África.

Em outubro, a capacidade de produção do Grupo Frulact vai aumentar 35% e o número de colaboradores vai crescer 25%. O acordo inclui a aquisição de duas unidades de produção, vendas e instalações de I&D na Alemanha e Suíça, e uma instalação de vendas e I&D em França.

Esta expansão irá permitir ao grupo Frulact alcançar novas geografias e diversificar o portefólio de ingredientes, melhorando a sua proposta de valor junto dos clientes. Ao adquirir as unidades produtivas e plataformas na Alemanha, Suíça e França, o grupo irá aumentar a sua presença produtiva global de cinco para sete países e reforçar a atividade em França, chegando, com os seus produtos, a mais de 40 países.