O município do Fundão iniciou a Campanha da Cereja do Fundão e este ano conta com uma plataforma online de venda de cereja e de outros produtos do concelho, onde é possível fazer o Apadrinhamento de Cerejeiras do Fundão.

Aliás, o apadrinhamento será oferecido a todos os bebés nascidos em junho de 2021, mediante a inscrição.

Todas as outras pessoas interessadas podem juntar-se à causa e, por 20€, contribuir para a regeneração da natureza e para o cuidado de uma cerejeira. O padrinho ou madrinha pode colher os seus frutos e ainda receber de oferta 2kg de cerejas do Fundão. Tudo pode ser realizado através do www.produtosdofundao.pt, onde também se encontram licores, doces, chás e infusões.

Também em Lisboa e no Porto a cereja do Fundão ganha destaque, com a realização de mais uma edição da Rota Gastronómica da Cereja do Fundão, que decorre de 18 de junho a 4 de julho restaurantes como a Tasca da Esquina, (chef Vítor Sobral), Loco, (chef Alexandre Silva), Ibo (chef João Pedro Pedrosa), O Frade (chef Carlos Afonso), Kanazawa (chef Paulo Morais), Sala de Corte (chef Luís Gaspar), e The Oitavos (chef Cyril Devilliers) na zona de Lisboa. No Porto, já fazem parte desta iniciativa os restaurantes Euskalduna e Semea do chef Vasco Coelho Santos e restaurante Almeja (chef João Cura). A estes, outros chefes se irão juntar para celebrar o fruto com tantos benefícios para a saúde.

Já a decorrer, e até 30 de junho, o Festival Gastronómico “Fundão, Aqui Come-se Bem – Sabores da Cereja” - http://saboresdacereja.cm-fundao.pt/ - reúne diversas propostas de restaurantes e pastelarias da região, que dedicam menus e doçaria a este fruto, como gambas flamejadas com cereja, bacalhau com crosta de cereja e broa, peito de pato com cerejas salteadas, tigelada de cereja ou o arroz doce de cereja.

A Festa da Cereja, realizada entre 11 e 13 de junho, chega mais perto de todos em formato online, disponível na página de facebook do Município do Fundão – e com atividades para toda a família: concertos, live cookings, teatro e animação para crianças, são as propostas da Câmara Municipal do Fundão, que mais uma vez dinamiza este evento em volta de um dos produtos mais nobres da região.

“Estas iniciativas pretendem divulgar o produto de excelência que mais dinamiza economicamente a nossa região, e que promove o Fundão dentro e fora do país. Estas atividades ligadas ao turismo e à gastronomia, inspiradas na cereja, têm trazido, ano após ano, uma maior valorização de um produto já tão reconhecido pela sua qualidade. A Campanha da Cereja do Fundão vem anualmente reforçar o valor da Cereja do Fundão, e ajudar a promover a inovação e a sustentabilidade dos setores agrícola e turístico da nossa região.” refere Paulo Fernandes, presidente da Câmara Municipal do Fundão.

Como destino turístico, a cidade propõe nesta altura diversas atividades e experiências a quem a visita. Em Tempo de Cerejas, há talks and walks, voos de balão, passeios de tuk tuk, apanhas de cereja entre outros programas turísticos promovidos pelo Município do Fundão.

Como já vem sendo habitual, a par destas iniciativas, a Câmara Municipal do Fundão desenvolve anualmente parcerias com conceituadas marcas do setor alimentar, como é o caso da Santini e da Vitacress. Os gelados artesanais voltam a ter disponível este mês o sabor Cereja do Fundão, que tanto sucesso têm feito em anos anteriores.

A celebrar mais uma Campanha da Cereja do Fundão, a Câmara Municipal lança agora um livro de receitas de cereja, “Cereja do Fundão à mesa”, uma compilação de receitas confecionadas em diversas iniciativas da Escola Profissional do Fundão ao longo dos últimos anos.

É com um vasto conjunto de iniciativas ligadas ao universo da cereja, que o município beirão deixa o convite para uma visita ao Fundão (também online).

PROGRAMA GERAL:

  • Festival Gastronómico “Fundão, Aqui Come-se Bem – Sabores da Cereja” – 1 a 30 de junho em restaurantes da região
  • Festa da Cereja (online) – 11 a 13 de Junho – concertos, teatro, animação para crianças
  • Rota Gastronómica Cereja do Fundão – 18 de junho a 4 de julho em restaurantes em Lisboa e Porto
  • Apadrinhamento de Cerejeiras – oferta de kit a bebés nascidos em Portugal no mês de junho, e disponível para aquisição para o público em geral (inclui voucher de 10% de descontos em restaurantes e hotéis, aderentes, bem como em produtos comercializados nos Postos de Turismo do concelho do Fundão - Fundão, Castelo Novo e Alpedrinha)
  • Plataforma de venda de produtos do Fundão online - produtosdofundao.pt: produtos de cereja e outros produtos do Fundão, como queijos, enchidos, vinhos, compotas, azeite…
  • Turismo Ativo e de Experiências – Tempo de Cerejas – programas turísticos, talks and walks, voos de balão, apanha da cereja, cereja tour de tuk tuk, cestas de piquenique, entre outras atividades
  • Lançamento de livro de receitas de Cereja do Fundão - desenvolvido pela Escola Profissional do Fundão, numa compilação de receitas de diversas iniciativas da EPF ao longo dos últimos anos