Para comemorar a reabertura da Quinta da Gricha ao turismo, a Churchill’s decidiu partilhar com os seus seguidores no Instagram pinturas a óleo e aguarelas do cenário da Quinta e da paisagem do Douro.

As obras são da autoria do artista Richard de Luchi e foram concebidas naquela que foi a primeira residência artística na Gricha Vineyard House. Os trabalhos vão ser leiloados no Instagram da Churchill’s, com o valor total a reverter para a Bagos D’Ouro, uma associação que apoia e promove a educação de crianças e jovens carenciados no Douro.

A ação solidária da Churchill’s arranca com um giveaway. Os valores base de licitação variam entre os 40,00€ e os 70,00€ e as ofertas devem ser feitas através de comentário na imagem da obra que se pretenda licitar. A pintura ficará, então, para quem oferecer o valor mais alto.

Quando o pintor e amigo de longa data da Churchill’s, Richard de Luchi, aceitou o convite para a primeira residência artística no Douro em 2020, pode ter pensado que estava a fazer uma escolha invulgar ao retirar-se do mundo e mudar-se para junto das vistas arrebatadoras e do silêncio meditativo do Douro. Não poderia imaginar quantas pessoas em breve se juntariam a ele num confinamento global, muito para além dos socalcos do Douro que emolduram a paisagem da Gricha.

Em março e abril de 2020, de Luchi foi o único residente na Gricha Vineyard House. As poucas pessoas com quem se cruzava ao longe eram as da equipa de viticultura da Churchill’s. Durante esses dois meses, o artista britânico com residência em Portugal há longas décadas, dedicou-se a pintar em silêncio, telas a óleo e aguarelas das paisagens da Quinta e dos movimentos preguiçosos dos três cães que lhe faziam companhia.

A residência começou por ser um diálogo pessoal do pintor com a vinha, mas Richard acredita que a crise global que se instalou devido à pandemia da Covid-19 se sente nas mais de cinquenta peças produzidas. "[Havia] uma estranha quietude que pairava sobre a paisagem e as coisas, sabendo que o mundo estava a passar por um momento tão estranho e diferente de tudo o que vivemos antes.” referiu Richard de Luchi. "Era impossível não pensar nisso enquanto estava a trabalhar... Nessa altura fiz o que todos nós fazemos em tempos de stress, continuar a olhar em frente".

Enquanto uma parte do trabalho estará em permanente exposição na Gricha Vineyard House no Douro e nas Caves da Churchill’s, em Vila Nova de Gaia, sete lotes estarão a leilão no Instagram da Churchill’s, com todos os lucros a reverterem para a IPSS Bagos D’Ouro, cuja missão é a de apoiar crianças e jovens carenciados do Douro no seu percurso escolar.

“A Quinta da Gricha é o sítio perfeito para a contemplação criativa e, por isso, desde o primeiro dia que procurámos receber residentes artísticos.”, explica Zoe Graham, diretora de vendas de marketing da Churchill’s e filha do fundador Johnny Graham. “Ficámos muito contentes quando o Richard aceitou o nosso convite para a primeira residência e sentimo-nos verdadeiramente honrados pela forma tão bonita como ele captou a beleza e a tranquilidade desta paisagem única, especialmente numa altura em que vivemos tempos tão conturbados.”

A Churchill Graham é uma empresa familiar, portuguesa, produtora boutique de vinhos do Porto e do Douro. A família produz vinho no Douro há seis gerações. A Churchill's continua a ser gerida pelo seu fundador e é atualmente a única ‘port wine shipper’ (empresa exportadora de vinho do porto) britânica independente.

O master blender de vinho do Porto, Johnny Graham, ainda produz o vinho, 40 anos depois de ter iniciado a empresa em 1981. O desejo de utilizar métodos tradicionais e uvas de alta qualidade para fazer excelentes vinho do Porto e do Douro ainda está na essência de tudo o que a Churchill’s faz.

Adquirida em 1999, o coração da Churchill’s reside na Quinta da Gricha, uma propriedade de 50 hectares na sub-região do Vale do Douro, onde são feitos os seus vinhos do Porto e a sua gama de vinhos do Douro terroir. Na Quinta da Gricha é praticada a vinificação de intervenção mínima e a agricultura sustentável.