O Mercado de Sabores da Região de Coimbra vai decorrer online, através da plataforma Dott, para ajudar no escoamento de produtos da região. A iniciativa está inserida na distinção desta região como Região Europeia da Gastronomia 2021-2022.

“A gastronomia é uma das mais fortes manifestações do quotidiano e dos valores de uma região, materializando histórias e tradições em aromas e sabores. Por esse prisma, a realização de atividades como o Mercado de Sabores da Região de Coimbra, ligadas a este património intangível e peculiar, pode contribuir para a valorização da cultura local, do turismo, criação de emprego e outros benefícios materiais e imateriais”, afirma José Carlos Alexandrino, presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.

O Mercado de Sabores da Região de Coimbra contará com produtores dos vários municípios da CIM Região de Coimbra, que terão disponíveis produtos como o Queijo Serra da Estrela DOP de Oliveira do Hospital e Tábua, o Queijo Rabaçal DOP de Penela, o vinho da Bairrada e Dão, a doçaria conventual de Coimbra, o mel da Lousã, a aguardente de Medronho da Pampilhosa da Serra entre outros.

A Região de Coimbra é Região Europeia da Gastronomia 2021-2022. A Chanfana, a Lampantana, o Cabrito, o Leitão, a Lampreia, o Pescado da Arte Xávega, a Sardinha da Figueira da Foz, o Arroz do Baixo Mondego, os Queijos DOP – Rabaçal e Serra da Estrela, a doçaria conventual, o mel, os enchidos, o vinho e a cerveja artesanal são os produtos que fazem parte do Bid Book de candidatura desta Região.

Os CTT, o Dott, a CIM Coimbra e os produtores envolvidos estão a implementar medidas de mitigação de contágio por CoViD-19 e a seguir as recomendações das autoridades para a proteção dos colaboradores e clientes. As três entidades apelam também ao seguimento rigoroso das recomendações da Direção-Geral da Saúde, por forma a garantir a segurança de todos.