A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) anunciou o início das vindimas na região, divulgando que espera produzir mais 5% do que no ano anterior.


Dos mais de 250 produtores do Alentejo, 46 já arrancaram com as vindimas, esperando-se que até ao fim de setembro já estejam vindimados os 22.900 hectares de vinha.

“São ótimas notícias para a região, representando inclusive um alento para os produtores que, com as exportações a adivinharem uma ligeira quebra e com as dificuldades demonstradas no canal horeca nacional, têm passado por um período mais conturbado”, salienta Francisco Mateus, presidente da CVRA.

Para prevenção e contenção da COVID-19, os produtores elaboraram e acionaram um Plano de Contingência reforçando a higienização dos espaços nas adegas e da utilização de máscaras na apanha da uva.

Em 2019, a Região Vitivinícola Alentejana produziu 98,3 milhões de litros de vinho.

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) foi criada em 1989 e é responsável pela proteção e defesa da DOC Alentejo e da Indicação Geográfica Alentejano, certificação e controlo da origem e qualidade, promoção e fomento da sustentabilidade.