Partilhar um copo de Porto, em todo o mundo, no dia 3 de maio às 15h00 (GMT) é o desafio da família Symington.

O encontro deverá ser digital e partilhado através do hashtag #PortLoversUnite, num apelo à angariação de fundos para a Cruz Vermelha, de forma a garantir a assistência e os serviços de saúde em zonas de conflito, face à emergência do COVID-19.

Para fazer parte desta iniciativa, que será realizada em língua inglesa, os interessados devem registar-se através de um formulário (https://bit.ly/PortLoversUnite), recebendo depois as instruções para a participação por e-mail.

Já para aqueles que, por se encontrarem num outro fuso horário, não possam fazer parte deste encontro, a Symington propõe que, no mesmo dia, realizem o seu donativo e brindem com um copo de Vinho do Porto, partilhando depois a imagem do momento nas redes sociais com a hashtag #PortLoversUnite.

A empresa familiar dará também o seu contributo e comunicará o total angariado após o evento. Os donativos à Cruz Vermelha podem feitos online, através do endereço: https://www.icrc.org/en/donate/covid-19-emergency-appeal.

“Para muitos apreciadores de Vinho do Porto, abrir uma garrafa é uma parte integral de uma reunião familiar, especialmente após o almoço de domingo – neste caso, no fim de semana do feriado nacional que é o primeiro de maio. Infelizmente, este ano, várias famílias não vão estar juntas. O Vinho do Porto incorpora solidariedade no seu ADN, na medida em que mais de 21 mil viticultores e 92 por cento dos mesmos cultiva menos de cinco hectares de vinha. Como resultado, aqueles que bebem Vinho do Porto estão a suportar as comunidades no Douro. Nesta altura de distanciamento social e isolamento, queremos criar uma oportunidade para que a comunidade global de Vinho do Porto possa partilhar um cálice de vinho em formato online, enquanto contribuímos com valiosos fundos que suportam um grande número de pessoas que, com coragem, estão na linha da frente desta pandemia global. A Cruz Vermelha Internacional está a desenvolver um trabalho vital na resposta à pandemia, ao providenciar apoio aos serviços de saúde de emergência para aqueles que vivem em zonas de conflito.” – avança Rob Symington, diretor adjunto da Symington Family Estates.

Em Portugal a empresa já ofereceu 10 mil litros de gel antisséptico, um ventilador, uma máquina de Raio-X e três mil máscaras de proteção

 

Os Symington, de ascendência escocesa, inglesa e portuguesa, são produtores de vinho do Porto no norte de Portugal, desde 1882. Há cinco gerações que conjugam a sua paixão de produzir vinhos, em especial vinhos do Porto, com o compromisso com a região e as suas pessoas. Hoje, dez membros da família Symington trabalham nas suas quatro casas de vinho do Porto – Graham’s, Cockburn’s, Dow’s e Warre’s –, bem como nos seus projetos de vinhos do Douro: Quinta do Vesúvio, Quinta do Ataíde, Altano, Prats & Symington (Chryseia) e, o seu mais recente, Quinta da Fonte Souto, no Alto Alentejo.