Faleceu a 11 de março, o chef Michel Roux, aos 78 anos, vítima de fibrose pulmonar idiopática. Em conjunto com o seu irmão, Albert, será recordado por marcar o cenário gastronómico britânico e mundial com o restaurante Le Gavroche.

O Le Gavroche foi frequentado por estrelas como Ava Gardner, Charlie Chaplin, Douglas Fairbanks Jr, para apenas mencionar alguns.

Nascido na pequena cidade francesa de Charolles, no sul da Borgonha, Michel era o segundo filho e terceiro filho, de Henri Roux, um charcuteiro de terceira geração, e da sua esposa, Germaine.

Após a segunda guerra mundial, a família mudou-se para Saint-Mandé, um subúrbio a leste de Paris. Deixou a escola aos 14 anos e tornou-se aprendiz de um pâtissier em Belleville, Paris. Este foi um percurso profissional já seguido por Albert, por esta altura um sous-chef na embaixada britânica em Paris. Sugeriu que Michel se juntasse a ele.

Depois de alguns meses na pâtisserie da embaixada, Michel foi chef de commis nas cozinhas de Cécile de Rothschild, um membro da dinastia bancária que era dona da propriedade de vinhos Château Lafite-Rothschild. Com uma pausa para o serviço militar na Argélia, Michel permaneceria como seu chef durante os sete anos seguintes.

Juntou-se ao irmão em 1966 para começar um novo restaurante. Nenhum tinha passado tempo numa cozinha comercial antes de abrir o Le Gavroche: os lucros e perdas, ou mesmo o custo, ficaram em segundo lugar em relação à qualidade, correção e bom trabalho, dizem os especialistas. O restaurante recebeu uma estrela na primeira edição britânica da Michelin em 1974, e depois recebeu três em 1982, um ano depois de o restaurante se ter mudado para Upper Brook Street, Mayfair.

Em 1986, os irmãos separaram caminhos e Michel continuou com os vários empreendimentos que, entretanto, começou, como o Waterside, quesempre foi um fundo de talento de cozinha de onde saíram grandes talentos internacionais, como Pierre Koffman, Christian Delteil e Mark Dodson. Michel cedeu o controlo do restaurante ao seu filho, Alain, em 2002 e assumiu o papel de embaixador itinerante. Por essa altura o filho de Albert, Michel Jr., tinha assumido em Le Gavroche.

Além da cozinha, o Michel escreveu mais de uma dúzia de livros, às vezes em parceria com o irmão. Neles incluem-se o New Classic Cuisine (1983) e At Home with the Roux Brothers (1988), que acompanhou a série de televisão com o mesmo nome.

Em 2008, Michel mudou-se para o resort suíço de Crans-Montana, mantendo a sua casa e vinhedo perto de Saint-Tropez. Logo comprou um restaurante perto das pistas de ski e instalou lá um chef da Waterside.

Michel tinha sido nomeado Meilleur Ouvrier de France  em 1976, a medalha de ouro para todos os chefs. Em 2002 foi nomeado OBE honorário e em 2004 um cavaleiro da Légion d'Honneur.