Os alunos das Eco-Escolas vão ser desafiados a criar um coração a partir de embalagens de cartão da Tetra Pak e da Compal. O objetivo é promover a reutilização de recursos e alertar para a importância da reciclagem e da separação dos materiais depositados nos ecopontos.

Para Ana Rita Martins, Marketing Manager da COMPAL, “a ligação que temos com a natureza remonta às nossas origens e acompanha-nos desde sempre. Apoiar esta iniciativa e estimular uma aprendizagem criativa, lúdica e pedagógica na promoção de hábitos e práticas sustentáveis junto dos mais jovens é para nós um orgulho, não só pelo que representa, mas pelo impacto real que lhe está associado. O futuro começa hoje e está, em boa parte, nas mãos destas gerações.”

A atividade é direcionada a todas as escolas da rede Eco-Escolas do país e estende-se a diferentes graus de ensino. Cada Eco-Escola poderá realizar vários trabalhos, mas apenas um trabalho pode ser submetido por escola.
As escolas devem registar o interesse em participar preferencialmente até ao dia 15 de março e submeter a informação necessária na plataforma até ao dia 15 de maio. Para visitar o website oficial do passatempo, basta aceder a: https://coracaoamarelo.abae.pt/.

Ingrid Falcão, responsável pela área de sustentabilidade da Tetra Pak Ibéria, afirma que “o programa de iniciativas que desenvolvemos em conjunto com os nossos parceiros, neste caso com a rede Eco-Escolas e com a Sumol+Compal, permite-nos colocar em ação o compromisso que assumimos com o futuro do planeta. Passatempos como este são essenciais para a consciencialização e literacia dos mais jovens, elementos fundamentais para a alteração de comportamentos na sociedade, em temas-chave como a reciclagem e a reutilização de recursos”.

A participação é gratuita e a inscrição deve ser efetuada na plataforma digital das Eco-Escolas, onde consta toda a informação do passatempo. Serão atribuídos prémios a seis escolas selecionadas, na quantia total de 3.000,00€, distribuídos por montantes de 500,00€, que deverão ser investidos em materiais que tornem as escolas mais sustentáveis.