Durante a XVIII Feira Nacional de Mel, no Solar do Vinho do Dão, em Viseu, decorreu o primeiro Concurso Gastronómico de Mel, que juntou estabelecimentos locais para apresentar as melhores propostas de sobremesas com mel. O Restaurante Palace foi o grande vencedor do desafio.

O Restaurante Palace apresentou um favo de mel muito particular: com mel, farinha, fermento, ovos, chocolate branco, especiarias e brandy mel.

O segundo lugar foi para o Espaço M, com a Rabanada com molho e crocante de mel, e o terceiro lugar foi para o Velvet, que apresentou a Brisa do Campo.

Foram a concurso dez estabelecimentos de restauração: o Colmeia, o Palace, Cantinho do Alex, Casa das Francesinhas, Taberna da Milinha., Aromático 54, Velvet, Tasquinha da Sé, Espaço M e Última Ceia.

O júri contou com representantes da AHRESP, da Confraria Gastronómica do Dão, da Confraria de Mel, da Associação de Apicultores da Beira Alta e do Polo Gastronómico Centro de Portugal

A AHRESP é a associação empresarial que faz a representação das empresas de restauração, hotéis, cantinas, pastelarias, padarias, casinos, discotecas, indústria e comércio alimentar, parques de campismo, alojamento local, entre outros. Atualmente, conta com 13 delegações, prevendo-se a existência de uma delegação por distrito, objetivo que deverá ser cumprido entre 2020 e 2021.