Bannie Kang, de Singapura, foi nomeada a melhor bartender do mundo de 2019 na World Class Competition. 

 

Num evento que decorreu na cidade escocesa de Glasgow, Bannie Kang competiu com muitos profissionais vindos dos cinco continentes. 

Bannie Kang descobriu a paixão pelos cocktails no primeiro emprego que teve no City

Space, em 2010. Regressou a Seul para tirar vários cursos de bar antes de se juntar à equipa do Anti:Dote, em Singapura, em 2013. Bannie Kang nasceu numa família que dava muita importância à alimentação e, por isso, desenha os seus cocktails com intenções saudáveis. Ganhar o título de Wold Class Bartender of the Year 2019 é o culminar de uma carreira já cheia de prémios. 

Bannie Kang explica: “Tem sido uma experiência incrível. Foi muito divertido e muito trabalhoso – um verdadeiro turbilhão. Quero dar os meus parabéns aos finalistas: havia tantas bebidas incríveis criadas nesta semana que podia ser qualquer um de nós a ganhar esta competição. Aprendi imenso e fiz amigos para a vida. Foi um privilégio passar os últimos cinco dias com estas pessoas, a trabalhar com estas marcas de bebidas incríveis na melhor competição de cocktails do mundo. Ter ganho foi a cereja no topo do bolo.”

Simon Earley, Diretor do World Class, afirmou: “Este ano foi um dos mais competitivos que já tivemos. A perícia e o talento dos bartenders que competiam entre si nos vários desafios foram super inspiradores. A Bannie Kang é uma vencedora merecida por causa da sua técnica ímpar, a sua consistência e a manualidade que de facto fizeram com que se destacasse ao longo dos quatro dias.”

Bannie Kang passará os próximos 12 meses como embaixadora global, a viajar pelo mundo como jurada de provas nacionais do World Class, a inspirar os aspirantes de 2020 e a coroar os campeões regionais.


A competição

Das competições nacionais, foram sendo apurados os melhores de cada país, antes de se conseguirem qualificar para um pequeno grupo de elite: os 53 melhores bartenders do mundo. O grupo foi convidado para fazer parte de uma série de desafios que tiveram lugar, durante quatro dias nos Países Baixos e na Escócia.

Em Glasgow foi pedido aos finalistas uma combinação com o gin Tanqueray No. Ten; que melhorassem a receita de highball com o whisky Johnnie Walker; e que, numa ronda final em contrarrelógio, desenvolvessem um cocktail sob uma imensa pressão de tempo.

Na Ketel One Distillery em Schiedam, Países Baixos, foi dada a tarefa de criar cocktails que tivessem o impacto positivo no ambiente e transmitissem um sentido de comunidade. Na ilha de Skye, onde se encontra a Distilaria Talisker, receberam uma caixa mistério cheia de ingredientes e instrumentos de bar.
 

Simon Earley acrescentou: “À primeira vista, o World Class Bartender of the Year parece ser apenas um convite para os melhores bartenders do mundo fazerem parte de uma  grande competição utilizando as melhores bebidas espirituosas. Mas é também sobre juntar todas estas pessoas com um talento incrível e pô-las a trabalhar juntas e a aprender juntas, para que possam inspirar-se mutuamente e beber ideias uns dos outros que hão de elevar a cultura da bebida globalmente e para benefício de todos.”

Desde o lançamento da competição em 2009, mais de 300 mil bartenders foram apoiados, treinados e inspirados pelo World Class desde o seu início. Bannie Kang é a 11ª bartender de elite a entrar neste Muro da Fama. A 12ª final anual da Diageo World Class Bartender vai decorrer em Sydney.