Antonio Coelho

Barcelona acolhe, a 24 de setembro, os Best Chef Awards, um evento onde se discutem as tendências contemporâneas da gastronomia. A representar Portugal estarão o chef Henrique Sá Pessoa e o sommelier António Coelho. No evento participa ainda a Chefs Agency.

 Henrique Sá Pessoa, do restaurante Alma (Lisboa, 2* Michelin) e o António Coelho, do restaurante Lasarte (Barcelona, 3* Michelin), irão participar em debates ligados às suas áreas. A Chefs Agency, agência especializada em comunicação na área da gastronomia, vai debater a importância da estratégia de comunicação neste sector.

The Best Chef Awards são uma plataforma de marketing de redes digitais e sociais para a gastronomia. É uma das primeiras comunidades a ser dirigida e desenvolvida inteiramente para chefs e sua base de fãs.

A estratégia e os contatos próximos com os fãs resultaram em mais de 1,2 milhão de seguidores nas redes sociais, principalmente na Europa, Ásia e Estados Unidos.

Além da já conferência Food Meets Science (na segunda-feira, 23 de Setembro) e da gala dos The Best Chef Awards (na terça-feira à noite, 24 de Setembro), The Best Chef organiza o painel de discussões Area Talks. O novo evento acontecerá no dia 24 de setembro, das 11h às 15h na Universidade de Barcelona.

Cristian Gadau, diretor criativo dos The Best Chef Awards, explica: "Criámos as Area Talks para aproximar a nossa comunidade e a nova geração de foodies e chefs, envolvendo-os no programa de eventos dos The Best Chef Awards. Discussões sobre temas atuais mostram que a gastronomia é muito mais do que criar o sabor perfeito ou prato perfeito. Com as Area Talks, queremos esclarecer a abordagem, os motivos e as armadilhas que fazem destes chefs e especialistas de ponta que são.

Henrique Sa Pessoa

A jornalista Eleonora Cozzella e o chef Jonathan Zandbergen, atuando como moderadores, facilitam as discussões interativas com os palestrantes convidados. A programação consiste nos seguintes palestrantes e tópicos:

Virgilio Martínez, do restaurante Central, em Lima, Pia León, do restaurante Kjolle, em Lima, e Christophe Hardiquest, chef do Bon Bon em Bruxelas, falam sobre o desafio de criar um bom equilíbrio entre vida profissional e pessoal ao dirigir um restaurante de topo.

David Muñoz, o chef espanhol do DiverXO, fala sobre gastronomia contemporânea e sua filosofia de vanguarda. Além disso, Eckart Witzigmann, o chef austríaco que foi o primeiro chef de três estrelas nos países de língua alemã, falará sobre a evolução da gastronomia nos últimos anos.

Os amantes da gastronomia Kristian Thomsen Brask (Bon Vivant), António Coelho (Lasarte) e Anais Cancino (The Wineteller) falarão da sua paixão sobre comida e vinho de todo o mundo. E discutirão o papel dos foodies no mundo da gastronomia e a interação entre estes e os melhores chefs.

Thomas Bühner (chef do antigo La Vie), Henrique Sá Pessoa (chef do Alma e do programa de televisão “Ingrediente Secreto”) e Roberto Rossi (chef do Il Silene) vão discutir as possibilidades profissionais alternativas, além do trabalho de Chef Executivo num restaurante.

Patrícia Dias (Chefs Agency), Floriano Pellegrino (IG: florianopellegrino, brosuniverse, metaprogetto.fun), Luigi Partipilo (Bros'), Daniel Watkins (IG: chefdanielwatkins), Sarah De Hondt e Adriaan Van Looy (Supermoon, Hungry for More), Gregoire Berger (IG: gregoire.ossiano): esses palestrantes internacionais de agências de relações públicas e marketing, bem como chefs de cozinha, virão para explicar a importância da boa comunicação na gastronomia.