Jantar Vinico Quintas de Melgaco
A representar 530 pequenos e médios produtores da região, a Quintas de Melgaço vai comemorar 25 anos. Para marcar a data, a 11 de maio promove um jantar vínico no restaurante Barão Fladgate, em Vila Nova de Gaia.

 


Os sabores ficam a cargo do chef anfitrião, Ricardo Cardoso, e do chefe convidado, Paulo André, do Hotel FeelViana, em Viana do Castelo. A ementa vai contar com seis pratos e respetivas harmonizações com vinhos da Quintas de Melgaço.

 

Do vinho produzido de forma natural, quase sem intervenção enológica, ao Alvarinho de topo, repousado durante 9 meses em barrica, o elenco comprova a filosofia do produtor.

 

A experiência inicia com um Espumante QM Super Reserva, que abre o apetite para o amuse-bouche de Ravioli de rabo de boi, proposto pelo chef Paulo André. Nas entradas, Ricardo Cardoso assina o Foie com romã, lascas de chocolate negro, pimenta rosa, ameixa de Elvas, avelãs caramelizadas e sponge cake pistachios, servido com Espumante QM Super Reserva e o chefe convidado propõe Vieira caramelizada, polvo assado lentamente, puré de batata-doce e citrinos, com molho de alho negro e crocante de presunto bísaro para acompanhar o Alvarinho QM Clássico.

 

O primeiro prato, de peixe, é da autoria do Chefe Paulo André - Bacalhau confit recheado com caranguejo real, migas de feijão manteiga, espargos baby, cremoso de grelos e emulsão de azeite aromatizado, apresentado com Alvarinho QM Vinhas Velhas.

 

No campeonato das carnes, o Chefe Ricardo Cardoso avança com Vitelão a três tempos com tupinambor, tendão e língua confitada, solo de cogumelos, repolgas, sprouts de brócolos e molho de L.B.V Taylor´s servido com Alvarinho QM Homenagem Reserva.

Jantar Vinico Quintas de Melgaco2

A fechar a experiência, duas sugestões doces propostas pelo Chefe Ricardo Cardoso: um Explosivo de ananás e coco tostado e Texturas de frutos vermelhos, harmonizados com Alvarinho QM Vindima Tardia.

 

O jantar, com capacidade para 60 pessoas, tem início marcado para as 19h00, com cocktail de boas-vindas. Com reserva obrigatória, o menu tem o valor de 65,00 € por pessoa.