Kiko Martins vence La Patata Marciana

Bacalhau e chouriço são as estrelas do prato “1, 2, 3... Marte”, vencedor do concurso “La Patata Marciana”, da autoria do chef Kiko Martins.

“Trazer para Portugal este prémio é uma alegria e orgulho enorme! Nada se faz sem muita dedicação e disciplina. Todos os dias acordo com a vontade de quebrar barreiras, fazer mais, fazer melhor e sobretudo honrar este espírito tão português de “Comer o Mundo”! Nada é impossível!”  comentou o Chef Kiko Martins, através do Instagram.

O chef agradeceu a toda a sua equipa e aos cientistas que com ele trabalharam, nomeadamente Nuno Chabert, Ana Carolina Cordeiro e Rebeca Fiadeiro.

Para criar a receita vencedora, Kiko Martins pensou nas condições do planeta, como a escassez de água e o custo da energia, tendo incluído ingredientes liofilizados e desidratados. O chef teve a preocupação de fornecer proteínas, sais minerais e fibra dietética assim como vitaminas. Além do bacalhau e do chouriço, o prato inclui azeitonas, algas, cebola, salsa, alho e ovo desidratado

O concurso “La Patata Marciana” tinha como objetivo criar uma receita que incluísse uma das “super batatas” escolhidas por cientistas como candidatas a alimentar os inquilinos de uma futura base em Marte.