A AHRESP está a participar num projeto na área da ciência comportamental, aplicado à recolha de biorresíduos alimentares em conjunto com a Valorsul, a Nudge Portugal e a Câmara Municipal de Lisboa.

O projeto visa ajudar os estabelecimentos de restauração da região de Lisboa a melhorar a eficácia em termos da triagem dos biorresíduos e também aumentar a quantidade de recolha.

Para compreender a dinâmica do serviço de recolha de biorresíduos alimentares, bem como o comportamento dos responsáveis e funcionários dos estabelecimentos de restauração da região de Lisboa relativamente à triagem destes resíduos, será adotada a metodologia de entrevistas e observação participante.

A AHRESP apela a que quem pretenda integrar o projeto, responda a um formulário até ao dia 05 de setembro de 2021. Serão selecionados os primeiros 13 restaurantes e 3 hotéis a responderem. A partir de 1 de janeiro de 2024, a recolha seletiva de biorresíduos ou a sua separação e reciclagem na origem passa a ser obrigatória.