A Icon Key e a Vinalda vão passar por um processo de fusão e criar um novo operador no mercado das bebidas. Na sequência da fusão comercial das duas empresas, haverá uma integração das equipas, passando a Vinalda a distribuir todas estas marcas a partir do dia 1 de novembro.

A Icon Key representa e distribui marcas como o Sharish Gin do Alentejo, a Ginja d’Óbidos Mariquinhas, o Rum da Madeira William Hinton, o Medronho Alentejano MAD, a cerveja artesanal Maldita de Aveiro e aa Aguardente Vínica da Lourinhã Louriana XO, entre outras.

A Vinalda, representa marcas de vinho clássicas como Cabriz, Marquês de Marialva, Casa de Santar, Quinta da Alorna, Palácio da Brejoeira e Quinta do Monte d’Oiro, a marca de águas minerais San Pellegrino, e ainda outras como Titan, Raríssimo, XXVI Talhas, António Saramago, Vale dos Ares, Biaia, Adega do Monte Branco e outros.

José Espírito Santo, diretor-geral da Vinalda, comenta: “Esta fusão conduz a Vinalda ao regresso às suas origens, a distribuição de espirituosas e cervejas, desta vez com um cunho marcadamente português, e de alto potencial nas regiões nacionais turísticas e nos mercados internacionais”.

“Esta fusão marca o início de uma nova etapa muito importante na afirmação da nossa estratégia. As sinergias entre o portefólio da Vinalda e o da Icon Key, 100% compatíveis, criam uma alavanca crítica para a nossa ambição de crescimento, no mercado nacional e, em particular, nos mercados internacionais. Vamos entregar a melhor proposta de valor aos nossos atuais e futuros clientes, nacionais e internacionais. É um compromisso que assumimos, assente no nosso ambicioso plano de expansão”, salienta Daniel Correia, CEO da Icon Key.

“A fusão da Vinalda e da Icon Key abre a oportunidade de se desenvolver um catálogo completo de vinhos, espirituosas, cervejas e águas, de forma integrada e complementar, visando a excelência na execução comercial nos canais de distribuição locais de Off Trade e On Trade, em perfeito alinhamento com as aspirações das nossas marcas, mas também uma grande vocação para a exportação, que partirá de um foot-print atual de mais de 30 mercados internacionais que as duas empresas desenvolveram nos últimos anos”, refere Bruno Amaral, CCO da Icon Key.

Fundada em 1947 (após o final da II Guerra Mundial), a Vinalda começou por distribuir marcas importadas, mantendo-se algumas ainda no seu portefólio. Hoje, mais de 70 anos depois, a empresa representa 27 produtores de vinho, de dez regiões nacionais, bem como de França, Espanha e Argentina..

A Icon Key nasceu em 2014 da vontade de Daniel Correia e Bruno Amaral, com 20 anos de experiência no setor, de apostar em produtos únicos e distintos. Representa produtores de cinco regiões nacionais com 14 marcas portuguesas.