A Unilever vai investir mil milhões de euros num futuro mais limpo. Para isso, a multinacional vai substituir o carbono derivado de combustíveis fósseis nas fórmulas dos produtos de limpeza e de lavagem de roupa, por carbono renovável ou reciclado, em marcas como SKIPCif e Domestos.

O objetivo é alterar radicalmente o modo como são criados, fabricados e embalados alguns dos produtos de limpeza e de lavagem de roupa, respeitando os princípios da economia circular.

As substâncias químicas usadas nos produtos de limpeza e lavagem de roupa da Unilever representam a maior parte da pegada de carbono (46%) ao longo do ciclo de vida dos mesmos. A Unilever espera que só esta iniciativa reduza a pegada de carbono das fórmulas dos produtos em até 20%.

O investimento anunciado destina-se a financiar pesquisas em biotecnologia, utilização de CO2 e de resíduos e química de baixo carbono, para criar fórmulas de produtos biodegradáveis e com eficiência no uso de água e reduzir para metade o uso de plástico virgem até 2025.

Inovações já implementadas

  • Relançamento dos sprays com uma fórmula mais natural
    • CIF antibacteriano: sem lixívia e com uma fragrância 100% biodegradável
    • CIF cozinha: contém ingredientes derivados da natureza e uma fragrância 100% biodegradável
    • CIF casa de banho: contém um agente descalcificante de origem 100% natural e uma fragrância 100% biodegradável
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  • CIF: Lançamento de recargas 10x concentradas
    • Ecorefill cozinha & casa de banho, com uma fórmula 10x concentrada permite poupar 75% de plástico vs uma embalagem de spray, incentivando o consumidor à reutilização e reduzindo o uso de plástico na produção dos produtos
  • CIF Relançamento de cremes e lava tudo: inclusão de plástico reciclado nas embalagens (de momento: 50% em cremes e 40% nos lava tudo gama core). Esta medida é transversal a todo o portfólio e deverá ser expandida nos próximos anos.
  • Lançamento em 2019 da marca Seventh Generation que tem embalagens com 100% plástico reciclado, fórmulas biodegradáveis com 97% de ingredientes à base de plantas, sem corantes e abrilhantadores artificiais e fragrâncias 100% naturais sem qualquer componente sintético
  • Skip Ecoactive cuja embalagem é feita com 20% de plásticos dos oceanos