Os cervejeiros artesanais, a nível nacional, decidiram ajudar as Forças de Segurança e Forças de Proteção Civil, Centros de Saúde, bem como outras entidades e serviços às comunidades. Estão a fazer a oferta de ácido peracético diluído, para a desinfeção de equipamentos e materiais, ação fundamental na prevenção da Covid-19. Procuram agora que mais empresas se juntem ao movimento, para ampliar quantidades, já que não há desinfetantes disponíveis em grande escala em Portugal.

A iniciativa partiu de Hugo Santos, produtor da cerveja Chica, que ao ser alertado pelas Forças de Segurança locais, percebeu que o ácido peracético utilizado para higienizar e desinfetar os equipamentos, poderia ser usado a uma escala alargada, pelas entidades e autoridades portuguesas.

Partilhou no grupo fechado de cervejeiros no WhatsApp e rapidamente todos se juntaram, unindo esforços, cedendo stocks, embalagens e transporte.

Diogo Trindade, produtor da cerveja Lindinha Lucas e administrador do grupo no WhatsApp, rapidamente escreveu um comunicado que partilhou nas redes sociais, exponenciando o alcance da iniciativa. Foram definidos pontos de entrega de donativos de mais materiais e recolha de ácido peracético pronto a usar nas cidades do Porto, Coimbra, Lisboa e na Margem Sul de Lisboa.

O ácido é utilizado para a desinfeção de equipamentos e apresenta características esterilizantes, fungicidas, viricidas, bactericidas e esporicidas. Pode ser usado em vidro, porcelana, polietileno, polipropileno e teflon(r), em PVC, polietileno e aço inoxidável.

Entre todas as cedências de stocks, oferta de cervejeiros e distribuidores, até agora, já foram disponibilizados cerca de 100 mil litros de ácido peracético diluído, quantidade que pretendem ampliar nos próximos dias. Até agora aderiram a esta iniciativa as seguintes empresas do ramo cervejeiro: Chica, Trevo, Lindinha Lucas, Epicura, Craft Temple Distribuição, Kenga, Gayata, Rima, Piratas Cervejeiros, Velhaca, Post-Scriptum, Fidélis, Tough Love, Biltre, Sovina, Barona, Praxis, Xô Carago, Alvoreada, Ermida, Lince, Açor, Lupum, Colossus, Nortada, Bordalo e Letra.

A este movimento solidário juntou-se também a cervejeira de Vialonga, do Grupo Central de Cervejas, bem como a Christeyns, Quimiserve.

Neste momento faltam embalagens para transporte, como garrafões ou baldes com tampa, embalagens para aplicação do desinfetante, como borrifadores, e mais líquido desinfetante, sendo pedido às empresas produtoras e distribuidoras de produtos químicos para desinfeção, que também colaborem para ser possível combater a Covid-19 de forma mais célere.

João Brazão, produtor da cerveja Trevo, e João Calha, da Epicura, garantem que esta ação dos produtores de cervejas pretende contribuir com um serviço fundamental para a comunidade, esperando que seja uma iniciativa abrangente e inspiradora, também para outros setores e empresas, para uma intervenção efetiva a nível local, junto de todas as entidades necessitadas.

E juntos, reforçam que “a cerveja artesanal em Portugal é #MuitoMaisQueCerveja! Podem contar connosco. Nós também estamos a contar com todos”.

Para mais informações, donativos e recolhas, contacte as seguintes cervejeiras, por região:

PORTO
Lindinha Lucas
Diogo Trindade: T. 917 889 403 | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

COIMBRA
Epicura
Marco Contente: T. 965 198 530
João Calha: T. 962 481 306
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

LISBOA
Cerveja Chica
Hugo Santos: T. 961 702 515 | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

LISBOA - MARGEM SUL
Trevo
João Brazão: T. 961 624 100 | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.