Assinalou-se ontem o Dia Mundial dos Direitos dos Consumidor e foi lançado o Guia Prático da Escolha do Consumidor 2020, que tem como objetivo ajudar os consumidores na hora de escolher as melhores marcas e respetivos produtos.

Verifica-se que os consumidores dão muito importância à qualidade, deixando para segundo plano, o preço, as promoções e os descontos, para assumir que o que procura é qualidade a preço justo. Outro aspeto fulcral é a clareza da informação sobretudo no que diz respeito à prestação de serviços. 

O Guia reúne um conjunto de informações em diferentes grupos de consumo, tais como bens alimentares, serviços financeiros, artigos de bebé e criança, equipamentos, comércio em geral e online, produtos e serviços de saúde e bem-estar, lazer e entretenimento, moda e beleza, serviços automóveis e muitos mais.

Na categoria Produtos Alimentares, os consumidores valorizam o sabor dos produtos e qualidade bem como a boa relação qualidade/preço.

No sector de Bebé e Criança, as preocupações assentam sobretudo na qualidade e no conforto de equipamentos e na necessidade nutricional no que toca aos alimentos para os mais novos.

Em termos de Comércio em Geral, os consumidores elegem a variedade das lojas, parque de estacionamento gratuito e boa relação qualidade/preço como fatores decisivos.

No que diz respeito ao Comércio Online, os consumidores valorizam a segurança e a confiança do site, bem como a facilidade de utilização.

A eficiência energética é um dos aspetos mais importantes para os consumidores, no que se refere a Equipamentos. Mas neste campo temos mais dois aspetos a ter em conta: a qualidade do produto e a facilidade de limpeza.

Quanto ao Lazer e Entretenimento, os consumidores optam por agências de viagem que assegurem “acompanhamento e assistência em viagem” e, em termos de cruzeiros, a preferência vai para “tudo incluído”. Os espaços de lazer devem ser confortáveis e seguros, e dizem os consumidores que valorizam a qualidade do cartaz no que diz respeito a festivais de verão. Quanto aos hotéis e às salas de cinema, não há dúvidas que há dois aspetos muito importantes: boa higienização e limpeza.

Na Moda e Beleza, os consumidores valorizam o atendimento profissional e personalizado bem como a boa relação qualidade/preço. A eficácia do produto e a boa relação qualidade/preço são os aspetos mais importantes aos olhos dos consumidores no que se refere a produtos de beleza e bem-estar. A segurança quer dos produtos que dos serviços são fundamentais no que diz respeito aos produtos e serviços para o lar.

Nos Serviços Automóveis, a qualidade das peças e do serviço está no topo das preferências, mas, no que diz respeito aos serviços financeiros, os consumidores são muito claros: a credibilidade da instituição e a transparência da informação são os pontos a considerar.  A qualidade do serviço e a velocidade da internet são fatores a ter em conta na área das telecomunicações.

A Escolha do Consumidor é uma marca conhecida de 90% de consumidores portugueses e, o único processo certificado com ISO 9001 em gestão de qualidade para sistemas de avaliação de marcas.

Aceda aqui ao estudo que revela as preferências dos consumidores, onde se destacam marcas como a AEG, a Avicasal, a Bimby, a Bom Sucesso, a Cuétara, a Delta, a Guloso, a Lay’s, a Loacker, a McVitie’s Digestives, a Milbona, a Milka , a Moulinex, a Native Açaí, a Nobre, a Nutribén, a Oliveira da Serra, a Primor, a Rowenta, a Tetley, aTorrié e a Whirlpool, por exemplo.