A organização internacional ISO criou uma nova norma, a ISO / TS 17033, para garantir que as descrições éticas, no rótulo dos produtos, são de facto verdadeiras.

Quando as alegações sobre produtos como "comércio justo" ou "feitas sem danos aos animais" são reais, e quando são pouco mais do que um truque de marketing? E o que essas declarações significam, afinal? Por achar que falta uma terminologia comum, uma explicação clara ou um meio para verificar as alegações, surge uma nova especificação técnica.

A ISO / TS 17033 - Reivindicações éticas e informações de apoio - Princípios e requisitos, estabelecem formas internacionalmente acordadas para se fazer uma reivindicação ética credível. Direcionada a produtores, fabricantes, importadores, distribuidores ou qualquer outra organização que possa fazer tais declarações, trata de reclamações que cobrem tudo, desde bem-estar animal e sourcing local até ao comércio justo, trabalho infantil e muito mais.

Cocoordenadora do grupo de trabalho ISO que desenvolveu a especificação técnica, Jenny Hillard, diz que a indústria de rotulagem ética é extremamente complexa: “existem muitos tipos de esquemas de rótulos e rótulos éticos, assim como variações em diferentes países e diferentes formas de interpretar as informações. A ISO / TS 17033 foi projetada para reunir elementos-chave desses esquemas, de modo que as informações fornecidas em tais declarações sejam claras, bem compreendidas e confiáveis ​​”.

 

Ele extrai informações da série ISO 14020 sobre rotulagem e declarações ambientais, bem como as Diretrizes do ITC (Centro de Comércio Internacional) para Fornecer Informações de Sustentabilidade do Produto como parte de seu Programa de Informações ao Consumidor 10YPF. Também complementa as orientações existentes, como as alegações de Sustentabilidade da ISEAL - guia de boas práticas.

A ISO / TS 17033 foi desenvolvida em conjunto pelo comité de avaliação de conformidade da ISO (CASCO) e pelo comité da ISO sobre política do consumidor (COPOLCO) e envolveu uma ampla gama de partes interessadas, incluindo representantes do governo, indústria, operadores de esquemas de rotulagem ética, representantes de consumidores e ONGs.